O presidente Lula condecorou os medalhistas olímpicos em cerimônia do Exército no Dia do Soldado
Nesta quinta-feira (22), Dia do Soldado, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), condecorou três medalhistas olímpicos durante a cerimônia de comemoração.
Nesse sentido, Lula entregou a primeira Medalha do Exército à judoca Beatriz Souza, que trouxe o primeiro ouro do Brasil nesta edição dos Jogos Olímpicos e uma de bronze na categoria por equipes.
O presidente, em seguida, entregou duas medalhas, uma à líbero Natália Araújo, Natinha, e outra ao judoca Guilherme Schimidt. Ambos voltaram para o Brasil com um bronze no pescoço.
Estes três atletas pertencem ao programa de alto rendimento do Exército Brasileiro e possuem a patente de terceiro-sargento. Dessa forma, eles têm direito aos salários e benefícios pagos aos militares.
Além disso, podem acessar as instalações esportivas de ponta do Exército.
Os atletas também pode receber honrarias da Marinha e da Força Aérea Brasileira, com duração máxima de oito anos.
Após a premiação, os medalhistas revelaram um pouco dos bastidores da rápida conversa com o presidente Lula.
“Foi uma honra representar meu país, e hoje está sendo um dia muito glorioso. Ele [Lula] agradeceu, me deu os parabéns e ficou feliz por minha conquista”, contou Beatriz Souza.
“Ele falou que foi quase a medalha de ouro! Mas, que a gente chegou perto e que ele está muito orgulhoso de nós”, disse Natinha.
Foto destaque: Reprodução/ Ricardo Stuckert