Um novo protocolo da LALIGA pode suspender jogos temporariamente por racismo dentro do estádio
A LaLiga e a Real Federação Espanhola de Futebol anunciaram um novo protocolo para lidar com casos de racismo nos estádios, aprovado pela FIFA no Congresso de Bangkok. Agora, se um árbitro presenciar ou for informado sobre comportamentos racistas durante uma partida, ele fará o gesto “Não ao Racismo” e interromperá o jogo. Pelo sistema de som do estádio, será informado o motivo da paralisação e avisado que, se os insultos continuarem, o jogo será suspenso temporariamente.
Caso os insultos persistam após a retomada da partida, o jogo será novamente interrompido, e os jogadores deverão deixar o campo até que a situação seja controlada. Se, mesmo assim, os atos racistas continuarem, o árbitro poderá suspender a partida de forma definitiva, após consultar o coordenador de segurança e os representantes dos dois clubes. A decisão sobre a remarcação ou encerramento da partida caberá à federação.
O protocolo, que já está em vigor desde 2005, foi reforçado com a introdução desse gesto, visando intensificar o combate ao racismo, xenofobia e intolerância no futebol. Em junho de 2023, LaLiga prendeu três torcedores do Valencia por insultos racistas contra Vini Jr., do Real Madrid, resultando em punições como prisão e banimento dos estádios.
Foto destaque: Reprodução/LALIGA