O Japão emitiu esse alerta pela primeira vez na história
Nesta sexta-feira (09), especialistas da administração japonesa emitiram um alerta de “megaterremoto” após um tremor de magnitude 7,1, que aconteceu na última quinta-feira (08).
“A possibilidade de ocorrência de um grande terremoto é maior do que o normal, mas isso não indica que um grande terremoto ocorrerá com certeza”, comunicou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
Esta é a primeira vez que as autoridades do país emitem um alerta desse tipo. A possibilidade de fazer esses alertas surgiu após a implementação de um novo sistema de alerta, que aconteceu em consequência do terremoto de 2011, que acarretou no acidente nuclear de Fukushima.
O terremoto de magnitude 7,1, da última quinta-feira, não causou danos materiais de grande significância. Entretanto, a agência de gestão de desastres relatou, pelo menos, oito pessoas feridas, em decorrência da queda de objetos.
O Japão é um dos países com a maior atividade sísmica do mundo, uma vez que está localizado no encontro de diversas placas tectônicas. Anualmente, o país registra cerca de 1500 abalos, a grande maioria de pequena magnitude.
No dia 1º de janeiro, o país asiático registrou um terremoto que matou, pelo menos, 318 pessoas.
Foto destaque: Reprodução/Internet