Forças de Defesa de Israel instruem evacuação de hospitais em Gaza, agravando crise humanitária na região
As Forças de Defesa de Israel (FDI) emitiram, nesta quarta-feira (09), novas ordens de fechamento de hospitais no norte da Faixa de Gaza, como parte de preparativos para uma nova ofensiva militar. Entre os hospitais afetados estão Kamal Adwan, Indonesia e al-Awda. A decisão é acompanhada por ordens de evacuação, conforme informou o jornal The Guardian.
O Al Mezan Center for Human Rights, uma ONG sediada no campo de refugiados de Jabalia, Gaza, criticou a ação, descrevendo-a como um déjà vu dos horrores que acompanharam ofensivas anteriores. O grupo Médicos Sem Fronteiras (MSF) também foi avisado sobre a necessidade de evacuar seus funcionários da região.
“Deixamos nossa casa em desespero, sob bombas, mísseis e artilharia. Foi muito difícil. Eu preferiria morrer do que ser deslocado”, relatou Mahmoud, segurança da MSF. Sarah Vuylsteke, coordenadora da organização em Gaza, afirmou que a medida está transformando o norte em um “deserto sem vida”, enquanto a crise humanitária no sul se agrava.
O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) destacou que as evacuações forçadas estão comprometendo o acesso à ajuda humanitária, com centenas de milhares de palestinos sendo deslocados e enfrentando uma realidade de assistência médica e segurança praticamente inexistente.
Foto destaque: Reprodução/Ali Jadallah