Anatel afirma que não houve liberação judicial do X e STF investiga falha que permitiu acesso à rede social suspensa
Na manhã desta quarta-feira (18), alguns usuários conseguiram acessar a rede social X (antigo Twitter), apesar da suspensão imposta pelo STF desde 30 de agosto. Segundo o Supremo Tribunal Federal, (STF) o acesso foi causado por uma “instabilidade no bloqueio” e está sendo investigado. O problema afetou apenas o aplicativo via wi-fi, sem permitir acesso pela versão desktop ou por dados móveis. Por volta das 8h30, o bloqueio foi restaurado.
A Anatel informou que não recebeu nenhuma ordem judicial para liberar a plataforma e que o desbloqueio não foi autorizado. O STF ainda não definiu se aplicará multa aos perfis que acessaram a rede durante a falha.
A suspensão da rede social no Brasil foi motivada pela ausência de uma representação legal da empresa X no país, além de descumprimento de ordens judiciais relacionadas ao bloqueio de perfis antidemocráticos. Recentemente, o Citibank S.A. e o Itaú Unibanco confirmaram o pagamento de multas de R$ 18,5 milhões aplicadas à empresa de Elon Musk.
Apesar da breve liberação, usuários comemoraram o retorno temporário com memes, e a hashtag “O Twitter Voltou” alcançou mais de 35 mil posts em menos de uma hora.
Foto destaque: Reprodução/Getty images