Regiões do Norte, Centro-Oeste e Sudeste enfrentam risco de alagamentos, quedas de galhos e descargas elétricas entre esta quinta (3/10) e sexta-feira (4/10) com as possíveis chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para 366 municípios brasileiros, que podem enfrentar chuvas intensas entre esta quinta-feira (3/10) e sexta-feira (4/10). As áreas afetadas estão localizadas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste, onde há risco de ventos fortes, alagamentos e descargas elétricas.
Na região Norte, as áreas sob alerta incluem Marajó, Baixo Amazonas, além de partes do Pará, Amapá e Amazonas. Já no Centro-Oeste, o alerta se estende por municípios de Mato Grosso, Rondônia e Goiás, com previsão de chuvas entre 20 e 50 mm por dia e ventos de 40 a 60 km/h. No Sudeste, as regiões mais afetadas serão o Vale do Paraíba, a Região Metropolitana de São Paulo e o litoral sul do estado.
Entre os estados com mais municípios em alerta estão Mato Grosso (121), São Paulo (100) e Rondônia (50). O Inmet destaca a necessidade de cuidados adicionais devido ao potencial de queda de galhos de árvores e interrupções no fornecimento de energia.
Foto destaque: Reprodução/Ramon Lisboa