O prefeito Gustavo Nunes recebeu, na última terça-feira (05), no gabinete da Prefeitura de Ipatinga, o certificado de “Honra ao Mérito” concedido pela Câmara Minas Gerais-Israel de Comércio e Indústria (CMGI). O diploma, que homenageia as personalidades que se destacaram em diversos campos, como político, cultural, econômico e acadêmico, foi entregue pelo diretor da instituição no Vale do Aço, Sérgio Moreira, gestor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur).
“O certificado é concedido com base em avaliação do trabalho do gestor público, observando o desempenho econômico do município, o incremento de potenciais negócios, acordos de cooperação, o estímulo ao empreendedorismo na rede municipal de ensino e, sobretudo, levando em conta o espírito inovador”, explicou Sérgio Moreira.
Outro fator marcante observado pelos avaliadores e reconhecido no primeiro mandato do prefeito é que o município foi o primeiro do interior de Minas Gerais a criar uma unidade da Câmara de Comércio e Indústria. Hoje, a entidade também estuda a criação de novos polos em cidades como Uberlândia e Lavras.
De acordo com Sérgio Moreira, o objetivo da CMGI é criar pontes entre empresários e entidades ipatinguenses que queiram estreitar laços com Israel, “mostrando como podemos colocar à disposição a interface empresarial israelense ou de origem judaica, e como ambas as regiões podem se beneficiar”. Conforme enfatizou o diretor Regional da CMGI, Israel é um polo crescente de inovação e desenvolvimento, e Ipatinga está se aproveitando disso da melhor forma possível. “A nossa Câmara está pronta para ajudar no estreitamento dessa relação”, explicou.
VALORES
No mundo, Israel é destaque como uma nação de startups e procura compartilhar os mesmos valores com seus países parceiros, colocando-se à disposição para colaborar principalmente em cooperação técnica e fornecendo equipamentos tecnológicos. Segundo Sérgio Moreira, um exemplo de parceria com Minas Gerais rendeu o fornecimento de equipamentos tecnológicos para o desenvolvimento da agricultura no Norte de Minas, mitigando os efeitos da seca. Em nível nacional, Israel forneceu ao governo brasileiro equipamentos de filtragem de lama, transformando-a em água potável, durante as inundações no Rio Grande do Sul.
“O certificado de ‘Honra ao Mérito’ é uma iniciativa que nos motiva muito para aprimorarmos os negócios e relacionamento com o Estado de Israel, mostrando que estamos no caminho certo nesta relação de comércio bilateral. Vamos em frente em busca da melhoria da vida das pessoas de Ipatinga, apoiados por tudo que nosso país-irmão possa oferecer de melhor. A partir daí, poderemos observar e pensar nas melhores possibilidades para a evolução dessa relação, usada exclusivamente para o bem do cidadão”, destacou o prefeito Gustavo Nunes.
Foto destaque: Divulgação