A greve só não aconteceu pelo acordo de hoje
Nesta quarta-feira (24), os sindicatos representantes dos funcionários da Disneylândia chegaram a um acordo provisório com a empresa. Nesse sentido, o acordo preveniu que uma greve generalizada acontecesse em um dos parques de diversão mais famosos do mundo.
As negociações entre os sindicados – que representam aproximadamente 14 mil funcionários – e a gigante Disneylândia tiveram início em abril. Entre as reivindicações, estão os aumentos salariais e benefícios contratuais.
“Estamos orgulhosos de anunciar que chegamos a um acordo provisório com a Disney que recomendaremos aos nossos membros”, disseram os organizadores em um comunicado.
Após as greves dos atores e escritores que paralisaram Hollywood, uma nova greve generalizada, e dessa proporção, teria sido histórica nos Estados Unidos.
De acordo com o jornal Los Angeles Times, os funcionários de parques temáticos da Disney não entram em greve desde 1984.
Entretanto, a insatisfação salarial e as acusações de práticas intimidatórias contra gestores levaram a uma queixa ao Comitê Nacional de Relações Trabalhistas dos Estados Unidos.
Nesse sentido, o sindicato argumenta que mais de 500 funcionários receberam ameaças ou avisos de ações disciplinares. Essas medidas repreenderiam os funcionários por usarem distintivos sindicais representando o Mickey Mouse, com o punho levantado de maneira desafiadora.
Na semana passada, centenas de funcionários da Disneylândia protestaram em frente aos parques temáticos da cidade de Anaheim, subúrbio de Los Angeles; 99% dos sindicalistas votaram pela autorização da greve.
“Mostramos à Disney que somos nós que fazemos a verdadeira magia no parque e hoje provamos que quando os trabalhadores lutam juntos pelo que merecemos, nós vencemos”, afirmou o comunicado do sindicato.
Resposta da Disney
Através de um comunicado nesta quarta-feira (24), a Disney anunciou o fechamento do contrato.
“Nos preocupamos profundamente com o bem-estar dos nossos membros e estamos felizes por chegar a um acordo provisório (…) que aborda o que é mais importante para a nossa equipe, ao mesmo tempo que deixa a Disneylândia alinhada com o crescimento futuro e a criação de empregos”, afirmou a empresa.
Foto destaque: Reprodução/Internet