O fungo zumbi é a inspiração da série e jogo “The Last of Us”
Recentemente, um pesquisador da ONG Fauna Forever, Chris Ketola, publicou em suas redes sociais, um vídeo em que mostrava a atuação do ‘fungo zumbi’ no sistema nervoso de um aracnídeo.
Cordyceps é um gênero de fungos que atacam, principalmente, invertebrados e, aos poucos, vão se alimentando de seus corpos enquanto controlam seu sistema nervoso. Este fungo ganhou fama após o lançamento do jogo e da série “The Las of Us”.
A vítima mostrada pelo pesquisador é uma tarântula, que foi encontrada no solo de uma floresta, completamente desconfigurada.
“Infelizmente essa tarântula é um personagem de seu próprio filme hoje”, afirma o pesquisador em seu vídeo. As imagens mostram como o fungo, após a morte da aranha, se projetou para fora de seu corpo e formou estruturas que lembram os zumbis da série.
“Ele foi infectado por esse fungo, que tomou conta de seu sistema nervoso, o forçou a vir até este local, e após a aranha morrer, o fungo brotou para fora de seu corpo, permitindo que os esporos se espalhassem até outra tarântula distraída”, comenta Ketola.
O pesquisador afirma que este é um fungo raro, que evoluiu e se ‘especializou’ em tarântulas. Ele explica que cada invertebrado tem um Cordyceps para chamar de seu. “É algo horripilante mas também sensacional para nossa equipe ter encontrado”.
Foto destaque: Reprodução/Instagram