18/09/2024
22:48

E QUANDO EU SOU A PESSOA TÓXICA? » Portal MaisVip

E QUANDO EU SOU A PESSOA TÓXICA? » Portal MaisVip

Já sabemos o quanto as relações tóxicas prejudicam a nossa vida como um todo. Elas nos limitam, nos paralisam e trazem inúmeras consequências negativas em nossa saúde física e emocional. Mas, e quando somos nós, a pessoa tóxica da relação?

Muitas vezes não paramos para pensar por esse lado: não somente o outro, mas nós também podemos ser tóxicos em nossas relações, seja de forma consciente ou não. Todos nós estamos sujeitos a adotar, em algum momento da vida, posturas e comportamentos tóxicos. Porém, é extremamente importante que analisemos nossos comportamentos, para que assim possamos identificar os sinais e realizar as mudanças necessárias.

Uma pessoa tóxica costuma não respeitar os limites do outro. Também pode ter dificuldade em assumir responsabilidades: ela não reconhece seus erros e transfere a culpa para os outros. Outra característica é a manipulação para ganho e controle pessoal. Uma pessoa com comportamento tóxico pode mentir, exagerar ou omitir informações para que o outro faça o que ela deseja.

Não podemos deixar de citar o negativismo em excesso. Reclamações constantes, vitimismo e a tendência de enxergar somente o lado negativo das coisas também são características tóxicas. Pessoas assim ressaltam somente os problemas de cada situação, se fechando às possíveis oportunidades e mudança de perspectiva. Além disso, uma pessoa tóxica costuma exagerar, “fazer drama” na dimensão e gravidade das situações que enfrenta – ela faz com que seus problemas sempre pareçam “maiores” que os dos outros. Isso pode causar cansaço e desgaste emocional a quem convive com essas pessoas.

Essas são algumas características de pessoas com comportamentos tóxicos. Se você se reconhecer em algum desses sinais, saiba que não é o fim do mundo – a mudança é totalmente possível. O primeiro passo é buscar o autoconhecimento. Analisar e refletir sobre nossos comportamentos é fundamental, assim como assumir as responsabilidades e reconhecer os pontos a serem melhorados. Se necessário, não deixe de buscar ajuda profissional. Com força de vontade e persistência podemos melhorar nossos comportamentos, construir e manter relacionamentos mais saudáveis, que contribuam para a qualidade de vida e bem-estar emocional de todos os envolvidos.

Larissa Souza e Silva

Psicóloga – CRP 04/53514
Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial
@larissasouzapsi
[email protected]

Foto destaque: Reprodução/Fernanda Nunes

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br