O gênero cinematográfico não-ficcional conhecido pelo nome de documentário tem como objetivo apresentar histórias baseadas em fatos reais. É importante também como memória documental apresentando um momento importante que marcou a história e a vida de muita gente.
O documentário sobre Casa de Show Noslec mergulha na história desse espaço cultural e de entretenimento que marcou época no distrito de Cachoeira do Vale com muita música , discotecagem em vinil e diversão sem paralelo na vida noturna de Timóteo.
É uma jornada emocionante que nos leva aos bastidores desse icônico espaço cultural dos anos de 1.990. Nessa pesquisa são revelados os arquivos da história por trás dos grandes shows, os artistas que passaram por lá e as memórias inesquecíveis que foram criadas.
A produção entrevistou o proprietário da casa, Celson que guarda todo um acervo com arquivos, materiais de divulgação e equipamentos de discotecagem. Ele também é conhecido por ter umas das maiores coleções de disco em vinil de Timóteo, pois na época só existia essa mídia física para a difusão musical, além é claro da fita cacete. O local permanece quase intacto, todo a filmagem e entrevistas foram realizadas na própria Noslec que, por curiosidade, leva essa denominação por causa do nome do seu proprietário Celson escrito de trás para a frente.
A Noslec reunia pessoas de diferentes origens e estilos musicais, contribuindo para a diversidade cultural da região. Esse incrível registro audiovisual gera um misto de nostalgia e saudosismo para aqueles que frequentaram esse importante espaço e que se transformou em um divisor na cultura de Timóteo.
Arlan Nascimento apresentador documentário que foi um frequentador da casa enfatizou que:
“Essas entrevistas não apenas documentaram o que acontecia no palco, mas também revelaram as paixões, os desafios e os sonhos dos artistas que ajudaram a moldar o cenário cultural dos anos 90.
O proponente do projeto Sauer Penna disse que:
“O Noslec foi um verdadeiro ponto de encontro para mentes criativas, e as entrevistas produzidas aqui são um testemunho vivo dessa energia única.”
“Já o produtor Júlio César Nascimento pontuou que o documentário visa ressaltar o valor histórico dessas produções, que capturavam momentos icônicos e representavam a diversidade de estilos e ideias presentes na cena artística dos anos 90.”
Influência na Moda
É curioso constatar 30 anos depois como as tendências da moda e comportamento predominavam na época e influenciavam no estilo dos frequentadores da Noslec. Como era o ponto de encontro, amigos se reuniam na Noslec para celebrar a vida, a música, a discotecagem no vinil e as tendências do momento, criando assim laços afetivos que perduram até hoje.
A Casa de Show Noslec marcou uma geração e deixou um legado cultural que ainda é lembrado e celebrado por muitos. Os momentos vividos na Noslec jamais serão esquecidos, deixando saudades que resistem ao tempo. Nesse ponto o documentário festeja também a importância da música e do entretenimento na formação cultural de uma comunidade.
O documentário foi produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo. Para acompanhar esse esplêndido documentário basta acessar o Canal do YouTube: Oncêvai Vale do Aço e pode ser visto também no link: https://youtu.be/LfnizG8a5rw?si=wdXJ3izHtcvIJzsC
Ficha Técnica
1. Diretor/ Apresentador
Arlan Nascimento
2. Produtor:
Júlio César Nascimento
3. Roteirista:
Sauer Pena
4. Diretor de Fotografia (ou Cinematógrafo):
Mario Alves
5. Operador de Som:
DJ Toca
6. Editor:
Star Vídeo
7. Assistente de Produção/ Cenário
André Lopes
8. Equipe de Câmera e Iluminação:
José Roberto
9. Equipe de Pós-Produção:
Designer Gráfico: Diego Nielsen
10. Tradução em Libras:
Joysy Figueiredo
Foto destaque: Divulgação