21/11/2024
18:27

DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL » Portal MaisVip

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA » Portal MaisVip

No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Muito mais do que a ausência de doenças mentais, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Saúde Mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade. Além dos aspectos individuais, ela é também determinada pelos aspectos ambientais, sociais e econômicos, sendo muito influenciada pelo ambiente ao nosso redor, possuindo características biopsicossociais.

Por inúmeros fatores, muitas vezes deixamos de cuidar de nossa saúde mental, essa área tão importante que impacta nossa vida em todos os aspectos. Nosso organismo precisa de equilíbrio para um bom funcionamento – tudo em nós está interligado. Quando a saúde mental não vai bem, provavelmente outras áreas também sofrerão as consequências.

O primeiro passo para cuidar da saúde mental é nos colocar em primeiro lugar. Priorizar nossas necessidades, reconhecer nossas limitações, desenvolver nossas habilidades e não abrir mão do autocuidado. Para qualquer realização em nossa vida – como no âmbito profissional ou nas relações interpessoais – precisamos estar bem. Do contrário, não conseguiremos dar um passo sequer.

E por falar em autocuidado, manter hábitos mais saudáveis em nossa rotina também é fundamental. Uma alimentação equilibrada contribui para melhorar nossas funções cerebrais. Além disso, a prática regular de atividade física é indispensável para uma boa saúde do corpo e da mente. Outro ponto extremamente importante é prezar por uma boa qualidade do sono.

Não podemos deixar de citar a importância dos momentos de descanso e lazer em nossa rotina. Ser produtivo é bom, mas fazer uma pausa é tão importante quanto. Ainda, devemos prezar pela manutenção de relações saudáveis. Como já dito, o aspecto social tem muita influência em nossa saúde mental.

Nosso corpo dá sinais, tanto em relação ao adoecimento físico quanto ao adoecimento emocional. Devemos estar atentos e, ao percebê-los, buscar ajuda profissional é imprescindível.

Larissa Souza e Silva

Psicóloga – CRP 04/53514
Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial
@larissasouzapsi
[email protected]

Foto destaque: Reprodução/Fernanda Nunes

Confira a matéria completa em: maisvip.com.br