Mais de 1,4 milhão de jovens se alistaram voluntariamente ao Exército Popular Coreano, diz governo da Coreia do Norte em meio às tensões da guerra
A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (16) a expansão de seu exército, em meio à crescente tensão de guerra com a Coreia do Sul. De acordo com a mídia estatal, mais de 1,4 milhão de jovens e estudantes se alistaram voluntariamente entre os dias 14 e 15 de outubro. Esses números, no entanto, não puderam ser verificados de forma independente. Segundo o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, o país já conta com cerca de 1,2 milhão de soldados ativos e outros 600 mil na reserva.
O anúncio veio acompanhado de declarações agressivas por parte do governo de Kim Jong-un, que voltou a falar em guerra com a Coreia do Sul. “A República Popular Democrática da Coreia está cheia de vontade de aniquilar a escória da Coreia do Sul, que violou sua sagrada soberania e segurança”, afirmou o regime em um comunicado oficial. O governo norte-coreano acusou o sul de invadir seu território com drones, o que teria motivado a explosão de estradas que ligavam os dois países e novas ameaças de conflito armado.
As tensões entre as duas Coreias, que tecnicamente estão em guerra desde a década de 1950, se intensificaram nos últimos dias, com trocas de acusações e ações militares na península.
Foto destaque: Reprodução/KCNA