Médico explica que consumo de ovos de tênia pode levar a infecções graves e até a danos em órgãos como cérebro e coração
Pílulas contendo ovos de tênia, vendidas ilegalmente com promessas de emagrecimento rápido, têm preocupado médicos devido aos riscos graves que representam para a saúde. O gastroenterologista Mauricio Chibata, da Universidade Positivo, esclarece que esses ovos, ao serem ingeridos, podem causar infecção e se espalhar pelo organismo, provocando a cisticercose, uma condição potencialmente fatal.
As tênias, parasitas que se alimentam dos nutrientes de seu hospedeiro, podem sim levar à perda de peso, mas não sem consequências. Ao contrário do consumo direto da larva na carne contaminada, que afeta apenas o intestino, os ovos ingeridos podem entrar na corrente sanguínea e atingir órgãos como cérebro, fígado e pulmões. “Se a gente consumir esses ovos, eles vão parar em qualquer um dos nossos órgãos”, afirma o especialista. Em uma jovem de 21 anos, que ingeriu os ovos, lesões foram detectadas em múltiplos órgãos, incluindo o cérebro.
Os sintomas de uma infecção intestinal por tênia são leves, como cólicas e sensação de estufamento, e são tratáveis com medicamentos. No entanto, a cisticercose, que ocorre ao consumir os ovos, é bem mais grave, podendo causar convulsões, infartos e até problemas respiratórios. Chibata alerta: “O risco de se comer ovos de tênia é muito alto. Esse consumo não deve ser feito em nenhuma hipótese.”
Foto destaque: Reprodução