O chefe do Hezboallah, Hassan Nasrallah, ameaçou Israel e Chipre
Na última quarta-feira (19), o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, lançou ameaças para países da Europa pela primeira vez. Os países em questão são Israel e Chipre.
O motivo das ameaças seria uma possibilidade de Israel invadir o Líbano, país sede do grupo. Já para o Chipre, as ameaças respingaram lá devido às relações com o país hebreu.
“O inimigo sabe muito bem que nos preparamos para o pior (…) e que não haverá nenhum lugar (…) a salvo dos nossos foguetes”, afirmou o chefe do grupo.
Nesse sentido, Israel anunciou, na última terça-feira (18), que estaria se preparando para um ofensiva contra o Hezbollah. Assim, durante seu discurso, Hassan Nasrallah disse que tiros contra o território israelense viriam de todos os lados: “por terra, ar e mar”.
Além disso, o chefe do grupo afirmou que, até o momento, havia usado apenas uma pequena fração de suas forças bélicas. Dessa forma, afirmou que seu exército tinha mais de 100 mil homens prontos para combater.
Chefe do Hezbollah e Israel
Desde o início do conflito entre o Hamas e Israel, a fronteira do país hebreu com o Líbano voltou a ser palco de disputas quase diárias.
Porém, esta é a primeira vez que o Hezbollah faz ameaças diretas à um país da Europa. Nesse sentido, caso o Chipre apoie as forças israelenses, o grupo libanês iniciará uma retaliação. Este apoio poderia acontecer com o Chipre cedendo seus aeroportos e bases para que Israel lance suas ofensivas.
“Abrir aeroportos e bases cipriotas ao inimigo israelense para atacar o Líbano significaria que o governo cipriota está participando da guerra, e a resistência considerará isso como parte da guerra”, advertiu Nasrallah em seu discurso.
Foto destaque: Reprodução/Bilal Hussein