Testes em casal que voltou de Ruanda, país com surto de Marburg, deram negativo; estação de trem foi temporariamente fechada
Os casos suspeitos de infecção pelo vírus Marburg na Alemanha foram descartados após exames realizados no casal que retornava de uma viagem a Ruanda, país africano em surto. As autoridades de saúde alemãs divulgaram os resultados nesta sexta-feira (4/10), aliviando as preocupações globais sobre uma possível disseminação do vírus altamente contagioso e letal.
O homem, estudante de Medicina, havia prestado serviços médicos durante a viagem e esteve em contato com pacientes infectados pelo Marburg, embora tenha declarado que usava equipamento de segurança adequado. Mesmo assim, ele apresentou sintomas gripais no retorno à Alemanha, levando as autoridades a fecharem temporariamente a estação de trem por onde o casal circulou.
Após os testes realizados no Hospital Universitário de Hamburgo, as autoridades confirmaram que “não havia vírus presentes” e que “nunca houve risco de infecção” para outros passageiros aéreos ou ferroviários.
O vírus Marburg, altamente letal, é monitorado de perto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera o risco de um surto global baixo, mas alerta sobre seu potencial para causar uma nova pandemia.
Foto destaque: Reprodução/Thom Leach