Camiseta sustentável elimina gás carbônico (CO2) durante a lavagem e será lançada neste ano
A marca brasileira Malwee lançou recentemente a primeira camiseta nacional capaz de capturar gás carbônico (CO2) do ambiente e eliminá-lo durante o processo de lavagem. A novidade, apresentada na London Fashion Week, faz parte de um esforço para descarbonizar o mercado têxtil, que responde por até 8% das emissões globais de carbono.
A camiseta, chamada “Ar.voree”, utiliza a tecnologia COzTERRA, desenvolvida pela startup Xinterra, de Singapura. Ela captura 12g de CO2 da atmosfera, o que significa que 25 camisetas podem capturar a mesma quantidade de CO2 que uma árvore adulta em um dia. Durante a lavagem, o CO2 absorvido é transformado em bicarbonato de sódio e dissolvido. O processo também recarrega os agentes que capturam o gás, permitindo que a peça continue seu trabalho sustentável.
Gabriela Rizzo, CEO da Malwee, afirmou que a iniciativa busca engajar grandes empresas na luta contra o aquecimento global e na meta de limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. O lançamento da “Ar.voree” no mercado está previsto para 2024, marcando um avanço na moda sustentável.
Foto destaque: Reprodução/Malwee