Parceria entre Brasil e China visa facilitar trocas comerciais e fortalecer relações bilaterais, ampliando a interoperabilidade entre os dois países
Nesta quarta-feira (25), os governos do Brasil e da China assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de integrar os sistemas de comércio exterior de ambos os países, informou a Receita Federal. A iniciativa visa a promover a interoperabilidade, facilitando o reconhecimento de operadores econômicos autorizados, a troca de informações logísticas, além de declarações aduaneiras e certificados de origem.
O fortalecimento das relações comerciais entre os países e a ampliação das trocas comerciais estão entre as principais metas do governo brasileiro no cenário internacional. A China, principal parceiro comercial do Brasil, movimentou aproximadamente R$ 160 bilhões em trocas comerciais em 2023.
Além dessa cooperação, o governo brasileiro tem buscado regularizar o recebimento de remessas do exterior, especialmente com foco em sites de varejo que vendem produtos oriundos da China, garantindo mais disciplina nesse tipo de transação.
Foto destaque: Reprodução/Alan Santos