BH, graças à fumaça, está com a qualidade do ar classificada como ‘insalubre’
Nesta quarta-feira (04), Belo Horizonte registrou um dos piores índices de qualidade do ar do mundo.
De acordo com a plataforma de monitoramento, IQAir, colocou a capital mineira entre as cidade com a maior poluição atmosférica do planeta. Classificando o ar de BH como “insalubre”. A plataforma indicou que, de 1h às 6h da manhã, os moradores de Belo Horizonte respiravam um ar compatível com o de Pequim, na China.
Especialistas afirmam crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios são os mais atingidos, por isso, o uso de máscaras volta a ser opcional na capital e em cidades próximas.
De acordo com o IQAir, Belo Horizonte registrou uma qualidade do ar no nível 152-153 durante a madrugada. Na escala mundial, o número indica insalubridade e risco à saúde. Esta concentração de poluentes é nove vezes maior que o recomendado pela organização Mundial da Saúde (OMS).
“Nós temos dois fatores principais nesse cenário: uma enorme quantidade de dias sem chuva e uma qualidade do ar grave prejudicava pelo aumento das queimadas. A redução da umidade do ar causa sensação de cansaço e piora dos quadros de doenças respiratórias como asma e bronquite. É comum sentir uma sensação de sufocamento”, explico o médico Artur Mendes.
Foto destaque: Reprodução/Raquel Freitas