O anúncio do alistamento acontecerá em evento de 25 anos do Ministério da Defesa
Na manhã da próxima quarta-feira (28), acontecerá o evento em comemoração aos 25 anos do Ministério de Defesa e, nele, acontecerá o anúncio de alistamento voluntário de mulheres.
Este momento é inédito nas Forças Armadas e já era discutido entre os integrantes do governo do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Atualmente, o Exército, a Marinha e a Força Aérea só recebem mulheres a partir de cursos de formação de suboficiais e de oficiais, através de concursos públicos e processos seletivos de serviços temporários.
Entretanto, a legislação brasileira informa que todos os cidadãos são obrigados a servir o país militarmente, mas as mulheres são dispensadas em ‘tempos de paz’.
Assim, apenas os homens são obrigados ao alistamento.
Agora, as mulheres poderão se apresentar ao alistamento de maneira voluntária, não serão obrigadas. Dessa forma, a expectativa é que essa seja a principal diferença em relação ao alistamento dos homens.
Existem pouco mais de 34 mil mulheres servindo às Forças Armadas, sendo a maior parte no Exército Brasileiro (13.009), já a Força Aérea Brasileira conta com 12.538 mulheres e a Marinha com 8.413.
“Vamos ver se nos próximos quatro anos nós chegamos a 10% de soldados, mas o objetivo nosso é chegar a 20% e, se Deus quiser, nós vamos chegar”, afirmou o ministro da Defesa.
Foto destaque: Reprodução/Fabio Rodrigues-Pozzebom