22/11/2024
01:57

Vale do Aço receberá novo Centro Socioeducativo até 2027

Vale do Aço receberá novo Centro Socioeducativo até 2027

O Vale do Aço ganhará um novo Centro Socioeducativo (CSE) até 2027. Localizada em Santana do Paraíso, a unidade terá capacidade para 90 vagas, abrangendo internação, internação provisória e internação-sanção. O projeto, inédito no Brasil, será realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) e faz parte da iniciativa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase). Atualmente, a região conta com um único CSE, em Ipatinga, inaugurado em 2014.

De acordo com a Sejusp, a nova unidade segue um modelo inovador e pioneiro, cuja estrutura foi projetada pelo escritório de projetos da Unops (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos). A licitação está em fase de planejamento e deverá ser publicada em breve. “A concessionária, contratada via PPP, será responsável pela construção e gestão da unidade, em um contrato de 30 anos”, detalhou a pasta em nota.

O terreno onde o centro será construído foi cedido pela empresa Celulose Nipo-Brasileira SA (Cenibra) em 2020. O governo de Minas Gerais considera uma nova unidade como referência no sistema socioeducativo da região. A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo de descentralização do sistema socioeducativo, com previsão de novas unidades em todo o estado, além da ampliação das já existentes

A subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, destacou a importância do projeto para a reintegração social de adolescentes. “Essa ação beneficia os adolescentes em todos os aspectos do cumprimento da medida, oferecendo uma infraestrutura melhorada em termos de segurança e atividades educativas, o que é fundamental para a ressocialização”, explicou.

Além do novo centro no Vale do Aço, a Sejusp projeta a criação de 340 novas vagas até 2027, distribuídas em diversas regiões de Minas Gerais. Até dezembro de 2024, a pasta prevê que o Centro Socioeducativo de Montes Claros recupere 80 vagas, e o de Ipatinga, mais 24 vagas. Além disso, o Centro de Internação Provisória São Benedito já foi desinterditado, retomando 33 vagas.

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br