O recém-instalado radar, na BR-458, localizado em frente ao loteamento Parques dos Vales e próximo à rotatória de acesso à Lagoa Silvana, foi alvo de vândalos novamente na manhã desta quarta-feira (08/01).
Usuários da via enviaram fotos e imagens para o jornalismo da Rádio Itatiaia Vale do Aço agora pela manhã mostrando o equipamento, que foi instalado esta semana, totalmente derrubado na margem da pista. Ontem ele havia sido atingido, ficando inclinado no local e consertado pouco tempo depois.
Segundo o DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o equipamento deve entrar em funcionamento ainda neste mês de janeiro, monitorando o fluxo de veículos no sentido Ipatinga a Ipaba.
O radar foi instalado em um trecho com verdadeiras crateras na pista de rolamento, provocadas pelas chuvas e falta de manutenção, além das ondulações provocadas por problemas no subsolo, que causam inúmeros danos aos veículos que trafegam pelo local.
O problema dos buracos e ondulações já vem sendo alvo de reclamações de usuários que sempre passam pelo local, situação agravada pelas crateras abertas com as últimas chuvas que vem ocorrendo desde o final do ano passado. Agora, a implantação de radar sem melhorias na via gerou indignação por parte dos motoristas.
Sobre melhorias na via, o DNIT já informou que está previsto um investimento de cerca de R$ 30 milhões para a execução de serviços “de recapeamento, tapa-buracos, manutenção dos dispositivos de drenagem e sinalização”. A autarquia respondeu que o contrato com a empresa responsável já está assinado, e a companhia está em processo de mobilização para exercer as atividades previstas.
O contrato firmado é do tipo Plano Anual de Trabalho e Orçamento (PATO), com a execução de serviços de manutenção e para conservação e recuperação. No trecho onde está sendo instalado o radar, próximo aos condomínios Parques do Vale e Porto Seguro, a previsão é de retirada total do pavimento para correções no subsolo e aplicação de nova camada asfáltica.