O trecho da rodovia BR 458, ligando Ipatinga a Ipaba e Iapu, entre outros municípios até o trevo com a BR 116 em Inhapim, vai receber reforma completa na sua malha asfáltica.
A informação é do chefe do escritório regional do DNIT em Caratinga, Rômulo Freitas, responsável pela manutenção do trecho. A empresa vencedora da licitação, prevista em edital, assina agora o contrato de manutenção, com os trabalhos começando ainda neste mês de novembro.
O contrato é do tipo PATO – Plano Anual de Trabalho e Orçamento, com a realização de serviços de manutenção e para conservação e recuperação. A rodovia já passou este ano por recuperação de trechos atingidos por deslizamentos de terra em Ipaba e Iapu.
A obra inclui o recapeamento de praticamente toda a via e ainda a recuperação da base da camada asfáltica nas imediações dos Residenciais Porto Seguro e Parques do Vale.
No local, onde a via é duplicada, existem diversas ondulações e depressões na pista, ocasionadas por problemas no subsolo, que prejudicam o trânsito e danificam veículos. A situação é alvo de constantes reclamações de usuários da via, que procuram o Jornalismo da Rádio Itatiaia Vale do Aço.
O chefe do DNIT, Rômulo Freitas, explicou que a empresa ganhadora da licitação deve iniciar as obras de manutenção ainda este ano. Acrescentou que, por ser este um período de chuvas, as obras mais robustas de troca de piso, como no caso do trecho no residencial Porto Seguro, logo após a ponte metálica, só devem começar após o fim do período chuvoso.