Muito questionado desde o início da sua instalação no começo desta semana por ouvintes da Rádio Itatiaia Vale do Aço e alvo de vandalismo por duas vezes nos últimos dias, o radar planejado pelo DNIT para ser instalado na BR 458, na altura do loteamento Parques do Vale, trecho entre Ipatinga e Ipaba, já no município de Caratinga, foi completamente removido nesta quarta-feira (09/01).
O equipamento não chegou a ser ligado já que após sua instalação, era necessário aferição e um período de testes. Após uma primeira destruição e recuperação, na noite de terça-feira, o equipamento novamente foi atingido, retirado do local e jogado na lateral da pista.
Nesta quarta-feira, técnicos da empresa concessionária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), recolheram o equipamento danificado. Usuários da via flagraram três veículos recolhendo os equipamentos instalados no local, inclusive o destruído jogado na lateral da via.
Motoristas insatisfeitos com a instalação reclamam das condições da via, com muitos buracos, inclusive uma cratera que ocupa quase toda a pista próximo ao local onde o radar estava sendo instalado, além das inúmeras ondulações, que danificam os veículos, cobrando a realização de obras para a recuperação do trecho, ao invés de implantação de radar, que não terá nenhuma função já que limitava a velocidade a 50km por hora, em um local onde é impossível passar a 30km devido aos problemas no pavimento.