O programa “Histórias do Futebol Amador”, de iniciativa da Rádio Itatiaia e da empresa CENIBRA, vem apresentando alguns personagens que marcaram e marcam a História do Futebol Amador, no Vale do Aço e Região e como o esporte mudou a vida de cada um deles.
O episódio de hoje destaca a trajetória de uma árbitra de futebol na região, Linay Cristina Barros Cavalcanti, de 31 anos, nascida em Timóteo e com atuação de destaque em toda a região.
O espaço, antes ocupado exclusivamente por homens na condução dos jogos de futebol no país, há alguns anos vem tendo a presença também de mulheres, situação que vem sendo verificada também aqui na região do Vale do Aço.
Na Liga de Desportos de Ipatinga, de um quadro total de 30 árbitros, apenas cinco são mulheres, entre elas Linay Cristina, que já participou de seis finais na região, inclusive uma Copa Itatiaia, além de competições em outras regiões.
Linay disse que desde criança sempre foi muito envolvida com os esportes e que, inclusive já teve dois aniversários ornamentados com seu time de coração.
Certa vez, ao participar de uma live, ficou sabendo de um curso de arbitragem em Ipatinga na LDI. Como não conseguiu praticar profissionalmente o futebol como jogadora, decidiu participar do curso e, após formada, não parou mais de apitar
O programa “Histórias do Futebol Amador na região”, é uma prévia para a realização da Copa Itatiaia, considerada a copa do mundo do futebol amador, também no Vale do Aço.
A competição, reunindo 08 clubes da região, tem abertura programada para o dia 14 deste mês de Dezembro, prosseguindo até o dia 18 de janeiro, quando acontece a grande final