24/11/2024
20:55

Participação de estudante do ensino básico é destaque em fórum da ALMG realizado em Ipatinga

Participação de estudante do ensino básico é destaque em fórum da ALMG realizado em Ipatinga

Na manhã desta sexta-feira (13), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), em Ipatinga, sediou mais uma etapa regional do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um desenvolvimento inclusivo e sustentável. O evento contemplou os Vales do Aço e Rio Doce.

O evento é organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com 47 entidades da sociedade civil e do poder público, de 23 de agosto a 27 de novembro.

A deputada Beatriz Cerqueira (PT), presidente da Comissão de Educação Ciência e Tecnologia da ALMG, destacou a importância da ciência, sobretudo após a crise sanitária de covid-19 que afetou o Brasil e o mundo.

“Nós vivemos uma pandemia, que foi a de covid-19, onde nós aprendemos a importância da ciência, da pesquisa, tecnologia e inovação. Nós precisamos ter tudo isso como uma política de Estado, para que o governo que entra, qualquer que seja, tenha o que fazer em relação a essas importantes pautas. Esse é o nosso objetivo, ter um plano estadual de ciência. E que nós possamos, através também desse plano, contribuir para a redução das desigualdades que nós temos no nosso estado”, declarou a parlamentar em reportagem à Itatiaia Vale do Aço..

Sobre a importância das estampas regionais, Beatriz afirmou que “a política só tem sentido se ela for participativa, se ela estiver a serviço das pessoas. É isso que a gente está trabalhando, via o fórum, através da Assembleia Legislativa. Indo às regiões, as pessoas vão dizer o que é importante, a partir do lugar que elas vivem, a partir da sua realidade, e assim, a gente vai compor toda essa diversidade do nosso estado.

Participação da educação básica na elaboração do plano estadual é valorizada

A deputada Beatriz Cerqueira elogiou a participação de profissionais e estudantes da educação básica no encontro de Ipatinga. “O fórum em Ipatinga foi fantástico, porque nós tivemos a participação de estudantes da educação básica e de professores da educação básica, além das instituições de pesquisa. Estamos realizando no Instituto Federal, que é uma política pública muito importante. O fórum aqui em Ipatinga superou a nossa expectativa, com uma ampla participação que envolveu todo mundo, e isso é a riqueza, mas eu quero destacar de novo a participação dos estudantes, que foi a mais rica participação de estudantes de todos os nossos encontros até o momento”, finalizou a deputada.

A participação desse público se refletiu na apresentação de novas propostas, entre as quais incentivar a elaboração de um programa de fomento ao desenvolvimento científico realizado por estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, utilizando recursos estaduais e infraestrutura de universidades e institutos federais, incluindo a criação de um evento anual para exposição dos projetos selecionados.

Entre outras novas propostas apresentadas no encontro de Ipatinga estão o incentivo a estudos sobre saneamento básico para embasar políticas públicas que promovam a saúde da população; e o estímulo a pesquisas relacionadas ao uso de novas tecnologias na educação.

Etapa final

A etapa final do fórum ocorre em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 27 de novembro. Ao todo, serão realizados sete encontros regionais.

*Com informações da ALMG

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br