22/11/2024
03:40

Nardyello Rocha confirma desistência de candidatura à Prefeitura de Ipatinga

Nardyello Rocha confirma desistência de candidatura à Prefeitura de Ipatinga

Como a Itatiaia antecipou, Nardyello Rocha (PSB) confirmou em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (26) a desistência de sua candidatura e o apoio a Heleno do Hospital (PP). A possibilidade já vinha sendo bastante comentada nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas e foi antecipada durante a edição do Jornal da Itatiaia Vale do Aço, após o jornalismo receber a confirmação de fontes seguras.

Em sua fala, Nardyello justificou a desistência falando sobre o valor de investimento na sua campanha. “Nós temos uma campanha hoje que infelizmente tem um recurso pífio, muito aquém do que era esperado. O nosso partido, o PSB, nunca prometeu milhões, mas nós esperávamos um recurso pelo menos compatível com o tamanho da cidade”, iniciou.

Segundo o ex-candidato, o valor destinado à candidatura se compara a uma candidatura destinada a uma campanha de vereador, enquanto ao do atual prefeito que tenta a reeleição, Gustavo Nunes (PL), é 10 vezes maior. “Mas ainda assim nós relutávamos e encomendamos então uma análise científica, quando nós passamos para a segunda fase dessa decisão, que é a conjuntura política. Ela mostrou que o governo atual é rejeitado por mais de 70% da população, mas mesmo assim, caso todas as candidaturas fossem mantidas, ele poderia ganhar a eleição, porque aqui não tem segundo turno e automaticamente a divisão de votos entre os candidatos poderia permitir que um candidato poderia vencer com menos de 30% dos votos”,

Na sua explicação, Nardyello atacou a atual gestão e se demonstrou contrário à reeleição do prefeito. Sobre o apoio à candidatura de Heleno do Hospital (PP), o ex-prefeito levou em consideração a pesquisa científica que, segundo Nardyello, levava em consideração Sebastião Quintão (MDB) e Heleno. “Por que Heleno do Hospital? A estrutura que ele tem, financeira do partido, que trabalhou de forma diferente, o que já está colocado na rua e alguma pontuação na frente que é pouco mas dentro de um empate técnico (…). O outro candidato eu nem levei em consideração, por que ele é um candidato que está condenado pela Justiça local desde o dia 24 de maio por 5 anos de inelegibilidade, tanto ele como o vice dele”, explicou a escolha.

Confira na íntegra nota oficial, divulgada por Nardyello Rocha, com a justificativa sobre sua renúncia em continuar concorrendo à prefeitura e o anúncio do apoio:

Meus conterrâneos ipatinguenses,

Ipatinga não pode e não merece mais ter como prefeito uma pessoa irresponsável e inconsequente, que colocou a cidade novamente nos noticiários locais, estaduais e nacionais por graves denúncias do Ministério Público apontando fortes indícios de corrupção na administração municipal.

Lamentavelmente, a nossa coligação “Para Ipatinga ser Feliz” recebeu valores irrisórios de fundo partidário, o que comprometeu significativamente o poder de custeio da nossa campanha eleitoral.

Por outro lado, candidaturas concorrentes receberam até 10 vezes mais do que nós recebemos, além da utilização inescrupulosa da máquina pública, gerando assim um grande desequilíbrio no pleito.

Caminhamos até aqui contando com a colaboração de um exército de voluntários abnegados, que reconheceram na nossa candidatura a experiência e as qualidades necessárias para atingir esse objetivo. Juntos, construímos um plano de governo que é apontado como o mais viável, exequível e que responde às necessidades atuais e futuras da nossa cidade. Seremos eternamente gratos a todos.

Diante deste quadro atípico, nos restou neste momento uma avaliação científica da conjuntura política local. A pesquisa contratada mostrou claramente que mais de 70% da população rejeita o atual governo. E mais, com a manutenção das três candidaturas que se encontram emboladas nas primeiras posições, o risco de uma vitória deste desastroso governo, mesmo com a alta rejeição citada, poderia acontecer.

Totalmente desprovido de vaidade e agindo com a razão em prol da nossa cidade decidimos retirar a nossa candidatura.

A opção pelo candidato Heleno do Hospital se dá pelo fato, inclusive, do outro candidato, o ex-prefeito Sebastião Quintão e seu vice, Jésus Nascimento, já se encontrarem condenados em decisão da justiça local, datada de 24 de maio deste ano, a cinco anos de inelegibilidade, cabendo agora uma decisão em segunda instância.

Ipatinga não pode, de novo, viver esta instabilidade política. Assumi, quando prefeito, um governo interino devido a uma cassação destes mesmos candidatos, e sei o quanto foi difícil recolocar a cidade nos trilhos e retomar a tão necessária estabilidade.

Vejo então que Heleno do Hospital é o candidato que reúne condições não só para retirar este governo nefasto que aí está, como para governar Ipatinga de forma estável.

Carinhosamente,

Nardyello Rocha

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br