06/12/2024
10:21

Moradores de Coronel Fabriciano reclamam de falta de coleta de lixo; prefeitura manifesta

Moradores de Coronel Fabriciano reclamam de falta de coleta de lixo; prefeitura manifesta

Há cerca de uma semana moradores de alguns bairros de Coronel Fabriciano estão sem coleta de lixo regular. A situação tem causado revolta e preocupação, devido ao estado de sujeira que algumas ruas se encontram.

Em entrevista à reportagem Itatiaia, Marciley Souza morador da rua Paraná, no bairro Caladinho de Baixo, expressou o incômodo com o cheiro gerado pelo grande volume de rejeitos nas ruas.

“É uma situação meio chata pra gente que mora nestas ruas. Como está cheio de lixo, há um odor muito forte, lavras”, reclamou.

Na outra ponta da cidade, mais precisamente na rua Angelim, no bairro Floresta, o cenário é similar. O morador Carlos Augusto Schmidt resumiu a situação.

“A gente está sem coleta de lixo desde a semana passada. No feriado eles informaram que iria funcionar normalmente, porém, está desde quarta-feira sem a coleta de lixo. Aqui no bairro, normalmente é na segunda, na quarta e na sexta, ou seja, como eles falaram que iria funcionar normalmente a coleta de lixo, nós moradores colocamos os lixos para fora, e está até hoje. Como tem chovido, fica espalhando esse chorume do lixo”, afirmou.

Posicionamento da prefeitura

Procurados por nossa reportagem, a administração de Coronel Fabriciano, por meio da secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, informou que após o processo licitatório realizado entre os dias 13/09/2024 e 15/10/2024, a empresa vina, responsável pelo serviço de limpeza não venceu a concorrência. a empresa ecp engenharia ltda foi a vencedora do certame e assumirá o serviço nos próximos dias.

“A transição entre as empresas responsáveis pelo serviço de coleta de lixo ocasionou ajustes temporários no cronograma regular. esse processo inclui etapas como a rescisão de contratos dos funcionários da empresa anterior, a admissão pela nova empresa e a realização de exames admissionais obrigatórios, o que causou o impacto pontual no serviço”, escreveu a nota.

No documento enviado à nossa reportagem, o governo esclarece que para solucionar o problema e evitar que situações similares ocorram no futuro, “será implantada uma rota adicional de coleta de lixo, reforçando o atendimento e assegurando a regularidade do serviço em todas as localidades do município”.

A prefeitura informou ainda que a coleta de lixo está sendo realizada em toda a cidade, com alguns atrasos pontuais, mas com o compromisso da empresa de concluir todas as rotas de coleta.

Por fim, a administração reconheceu os problemas pontuais no serviço de limpeza urbana e afirmou que está trabalhando para que os transtornos sejam minimizados até que a ecp assuma plenamente as operações. o governo municipal ainda solicita a colaboração da população quanto ao armazenamento e descarte adequado do lixo domiciliar durante este período de transição.

Confira a matéria completa em: www.itatiaia.com.br