Na manhã desta terça-feira (14), equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram na rua Valência para avaliar o risco de desmoronamento de um talude localizado acima de um prédio com seis apartamentos, todos ocupados. Os moradores precisaram deixar o local às pressas, levando alguns pertences e móveis.
“A gente recebeu a informação que teve a questão do deslizamento que é logo acima. Do lado também tem uma casa que está praticamente pendurada. Tem risco dessa casa, se for desabar, ela pode atingir o prédio e levar o prédio ao chão. Tivemos essa informação e juntamente com meus filhos estamos fazendo a retirada dos móveis. A Defesa Civil já esteve no local e teve a comunicação de que a gente deveria sair”, explicou Admilson Nascimento, 53 anos, que estava no local auxiliando o filho, que mora no prédio, na mudança.
Ele também fez um apelo para que a comunidade se mobilizasse em apoio às vítimas: “Eu gostaria de pedir às pessoas que façam uma corrente de solidariedade. Este é o momento de nos unirmos para ajudar uns aos outros. Muitas famílias estão em abrigos e precisam dessa união para ajudar a todos”, solicitou.
Residência condenada e evacuações
Em frente ao prédio evacuado, uma residência foi completamente condenada devido à estrutura comprometida. A casa, localizada abaixo do nível da rua em um terreno profundo, apresenta rachaduras nas paredes e danos à base das colunas de sustentação.
Balanço parcial
Com a previsão de mais chuvas, a preocupação em Ipatinga aumenta, especialmente após os deslizamentos registrados no domingo (12), que resultaram em 10 mortes.
Na tarde desta terça-feira (14), um balanço parcial apontou que a cidade possui 130 pessoas desabrigadas e 400 desalojadas desde o temporal que atingiu o município, com um acúmulo superior a 200 mm de chuva.
Além disso, 99 áreas de risco foram mapeadas. Entre as vias interditadas estão: Rua Valência, no Bethânia; Avenida Maanaim, na rotatória com Selim José de Sales, e na alçada Cidade Nobre-Iguaçu Avenida José Raimundo, na Chácaras Vagalume; Avenida Gerasa e ruas Turim, Pusco e Verona, no Bethânia; Avenida Forquilha e rua Surubim, no Forquilha; Rua Piau, no Vagalume; Ruas Abdias e Salmos, no Canaãzinho; Rua Chuva de Prata, no Bom Jardim; Rua Tabajaras, no Iguaçu.