A finalização de tratamento na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, no bairro Ferroviários em Ipatinga, foi marcante e cheia de emoção para uma criança nesta quarta-feira (20/02). O pequeno Kalebe Miguel, de apenas 3 anos, morador do Distrito de Boachá, em Ipaba, após um período intenso de tratamento de um tumor de Células Germinativas, concluiu sua última sessão de radioterapia.
A despedida da rotina de idas e vindas ao hospital foi além de um calendário da família. Pelo contrário, foi um dia de festa, emoção e uma surpresa preparada pelos colaboradores da unidade, com o apoio dos militares do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais, aproveitando o fascínio de kalebe por carros, e especialmente as viaturas de segurança.
Ao sair de sua última sessão de radioterapia, Kalebe foi surpreendido pelos colaboradores da unidade e a presença dos militares Sgt Araújo e Cb Renan que chegaram para completar a surpresa, levando ele para um passeio na viatura.
Para a mãe do pequeno guerreiro, Wérida Aline, o momento foi de gratidão e emoção. Já o Sargento BM Leonardo Araújo também falou da emoção em participar desse momento do garoto e da família. “É muito importante não apenas para nós como instituição, mas também como ser humano. Esperamos ter contribuído para a recuperação do Kalebe. O presente foi para ele, mas nos sentimos muito presenteados de participar de um trabalho tão bacana como esse”, destaca Araújo.
A iniciativa reforça a importância da humanização no tratamento oncológico, como conta a enfermeira Yatiara Nunes. “Aqui na Unidade de Oncologia, trabalhamos de forma individualizada, conforme o paciente. Também buscamos nos aproximar dos pais, para que se sintam acolhidos e amados. E nós sabemos que a confiança, o amor e o carinho fazem toda a diferença durante o tratamento”, destaca Yatiara.
A Unidade de Oncologia do HMC é referência para cerca de 1,6 milhão de pessoas em 87 municípios mineiros, e destina mais de 85% dos atendimentos ao SUS, garantindo acesso a tratamentos de alta complexidade, como radioterapia, quimioterapia e cirurgia oncológica. Além disso, o HMC l conta com um Centro Integrado de Medicina Nuclear, equipado com o moderno PET-CT (Positron Emission Tomography), um dos mais avançados exames para o diagnóstico e acompanhamento do câncer.
Com informações da ASCOM FSFX