Desde a tarde desta terça-feira (17), os moradores de Coronel Fabriciano enfrentam transtornos e sofrem prejuízos após um grande volume de chuva atingir diversos bairros do município. Segundo a Defesa Civil, o volume registrado ultrapassou 80 mm, sendo cerca de 70 mm concentrados em apenas 45 minutos.
Em nota divulgada à imprensa, a Defesa Civil de Coronel Fabriciano informou que acionou o Plano de Contingência, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros, para organizar as ações necessárias em resposta ao forte temporal que atingiu o município. Vários bairros da cidade foram alagados devido à chuva intensa, entre eles os bairros JK, Melo Viana, Giovanini, Surinan, Sylvio Pereira, Frederico Ozanan, Santa Terezinha II, Judith Bering, Jardim Primavera, Manoel Maia, Alipinho, São Domingos e Caladinho do Meio ( Avenida Tancredo Neves) foram os mais afetados.
Ainda conforme a nota, até o momento, não há um número oficial de pessoas desalojadas. No entanto, conforme o Plano de Contingência, as escolas Municipal Argeu Brandão, CMEI Sonho de Criança e CMEI José Pinto foram disponibilizadas como pontos de apoio e abrigos emergenciais.
Os bombeiros militares de Coronel Fabriciano atenderam cerca de 60 ocorrências, incluindo resgates de pessoas ilhadas e outras demandas relacionadas aos danos causados pelas chuvas. A Polícia Militar também reforçou o efetivo para colaborar nas ações.
O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius, e o vice-prefeito Sadi Lucca percorreram as áreas mais atingidas e anunciaram que irão decretar Estado de Emergência. Uma reunião com todo o secretariado será realizada ainda nesta manhã para definir as próximas ações voltadas à recuperação do município.
A Prefeitura informou ainda que equipes das secretarias de Obras, Assistência Social e outros setores já estão nas ruas atuando para mitigar os danos e oferecer suporte à população afetada. A Defesa Civil atende pelo telefone (31) 3406-7352 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.