As condições climáticas instáveis no Vale do Aço nos últimos dias, além dos problemas ocasionados por alagamentos, inundações e deslizamentos de terra, com 11 óbitos registrados na região neste domingo, sendo 10 em Ipatinga e um em Santana do Paraíso, também provocaram provocaram desvios de voos comerciais para o Aeroporto Regional do Vale do Aço neste domingo (12/01).
Pelo menos dois voos com pousos previstos para o Aeroporto Regional, no Distrito Industrial em Santana do Paraíso neste domingo foram afetados, sendo os passageiros direcionados novamente para o aeroporto de origem, em Belo Horizonte.
Em comunicado, enviado para o jornalismo da Rádio Itatiaia Vale do Aço, a empresa Azul Linhas Aéreas informa que ontem (12), devido às condições meteorológicas adversas em Ipatinga (MG), o voo AD4139 (Belo Horizonte-Ipatinga) precisou retornar ao aeroporto de origem. Pelo mesmo motivo, o voo AD4029 (Ipatinga-Belo Horizonte) precisou ser cancelado.
Segundo a empresa, os clientes impactados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e foram reacomodados em outros voos da companhia. A Azul ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia.