O Corpo de Bombeiros de Ipatinga atuou nesta quinta-feira (23/01) em uma ocorrência de salvamento no Parque das Cachoeiras, em Ipatinga. Um homem de 27 anos, que estava se banhando na cachoeira, perdeu o equilíbrio e escorregou em uma pedra, descendo por aproximadamente 30 metros até ficar preso em um local de difícil acesso, cercado por forte correnteza.
Como havia previsão de chuva no final da tarde de ontem, a situação ficaria ainda mais crítica, por isso a necessidade de uma operação de urgência já que o local em que ocorreu a queda possui forte inclinação, com a vítima apresentando alto risco de escorregar ainda mais, aumentando a complexidade do resgate.
A equipe de Bombeiros do 11 Batalhão de Ipatinga, ao chegar ao local, avaliou uma rota segura para a operação que permitisse o acesso à área onde o homem estava preso, levando em consideração a inclinação acentuada, a força da água, o terreno escorregadio e a baixa luminosidade no fim da tarde.
Utilizando técnicas de salvamento especializadas, a equipe montou a rota com cordas e mosquetões, garantindo a segurança dos profissionais envolvidos na operação. Com cuidado e precisão, os Bombeiros desceram pela rota até a vítima, que estava visivelmente assustada, mas consciente.
Após assegurar sua integridade, com equipamentos de segurança, inclusive garantindo ainda uma segurança adicional à vítima para tranquilizá-la, ela foi resgatada juntamente com um militar que a acompanhava.
A vítima foi retirada da área de risco pelos Bombeiros sem qualquer movimento brusco que pudesse agravar a situação. A operação foi realizada com sucesso e a vítima levada para um local seguro, onde recebeu os primeiros socorros. O homem não apresentava ferimentos graves.
A ação rápida e eficiente dos Bombeiros foi fundamental para garantir a segurança do homem e evitar um desfecho trágico. A ocorrência destacou a importância do treinamento e da preparação das equipes de salvamento em situações de emergência, em ambientes naturais, especialmente em locais como cachoeiras, com áreas íngremes e quedas extensas de água.
Com informações do Corpo de Bombeiros