As aulas no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ipatinga, foram retomadas esta semana, na segunda-feira (1°), após mais de dois meses de paralisação, em virtude da greve dos professores e demais servidores da instituição.
A unidade possui 1.300 alunos, que foram matriculados no ano passado, distribuídos nos cursos técnicos, de graduação e de qualificação profissional (FIC). A unidade oferta os cursos técnicos em Automação Industrial e Eletrotécnica, além da graduação em Engenharia Elétrica.
O retorno ocorreu após assembleias nas bases do IFMG dos sindicatos que representam a categoria dos professores no Sinasefe IFMG, Sinasefe Bambuí e Sindifes, na semana passada. Nas assembleias os sindicatos encerraram oficialmente a paralisação, assinando o acordo com o Governo Federal, garantindo o retorno das atividades.
Os campi têm autonomia para definir sobre seu planejamento letivo e, portanto, cada unidade fará os ajustes necessários, seguindo as instruções da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O diretor do Campus Ipatinga do Instituto Federal – IF, Alex Andrade, destaca que começa a ser avaliada agora a reposição das aulas referentes aos dias de paralização, que devem ocorrer aos sábados e outros dias até o fim do ano. Ele lembrou que, para o cumprimento dos 200 dias letivos, provavelmente o calendário deste ano deve ser estendido por alguns dias até o início do ano de 2025.