O Forno Hoffmann, um equipamento público municipal em Timóteo, qualificado como bem cultural local de valor histórico, arquitetônico e paisagístico, avança com o projeto de restauro.
O assunto foi discutido em reunião técnica com a empresa da Marka Arquitetura e Engenharia. A convite da Administração Municipal, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo e a Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte puderam ver em primeira mão a apresentação da versão preliminar revisada do projeto básico.
A reunião, na última quinta-feira, dia 21 de novembro, no Gabinete do Prefeito Douglas Willkys, além da empresa da Marka Arquitetura e Engenharia, foi acompanhada também pelo Subsecretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo, Professor Cláudio Gualberto, na oportunidade representando o Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Professor Vespa.
A convite da Administração Municipal, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo e a Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte puderam ver em primeira mão a apresentação da versão preliminar revisada do projeto básico, projetos complementares e planilha financeira elaborada pela empresa Marka Arquitetura e Engenharia, contratada pela Prefeitura de Timóteo, por meio de processo licitatório.
O investimento da ordem de R$ 224.075,97 com recursos próprios possibilitou a indicação das etapas seguintes dos processos de restauro com a necessária adoção de salvaguarda inerente aos equipamentos de relevante e notório valor histórico, arquitetônico e paisagístico da cidade.
Ainda no segundo semestre de 2023, a partir da assinatura do contrato a empresa contratada deu início ao processo de prestação de serviços técnicos especializados para elaboração do projeto básico de restauro do Forno Hoffmann que foi apresentado na reunião técnica da última quinta-feira, 21 de novembro de 2024. Para a versão apresentada foram consideradas as tratativas junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo, bem como as oitivas e escuta ativa junto aos membros da Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte e os Cadernos Técnicos dos órgãos reguladores: IEPHA e IPHAN_MG, com recomendação de seus manuais técnicos específicos, para procedimentos de restauro em bens tombados.
O projeto apresentado pela empresa estima a necessidade de prospecção e empenho de recursos financeiros da ordem de R$ 2.725.915,87 para efeito do projeto executivo do restauro do Forno Hoffman e que deverá ser sequenciado a partir de 2025.
Com informações da ASCOM Prefeitura de Timóteo