Cidade enfrenta um longo período de estiagem que começou em abril e deve se estender até outubro, quando pode chover. Pedras do Rio Doce em Governador Valadares
Fábio Monteiro/Inter TV dos Vales
O período de seca foi pontual com Governador Valadares neste ano. Começou no tempo previsto – abril a setembro – trazendo escassez de chuva.
São 151 dias sem chover, completados nesta quarta-feira (18), ou cinco meses sem um volume de água caindo no céu da cidade.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Leste e Nordeste de Minas
Mesmo as quantidades mais baixas de chuva esperadas no período não vieram. Uma das explicações, é um bloqueio atmosférico que atua sobre todo estado de Minas, desde maio, e não deixa as chuvas avançarem.
“Neste ano, nem os volumes baixos aconteceram, por causa do bloqueio atmosférico. Em julho, se esperava de 8 a 10 milímetros de chuva que não veio. Desde abril, nós não temos chuvas em volumes consideráveis aqui no município e em boa parte da região, explicou a professora de climatologia do IFMG/GV Daniela Cunha.
A escassez hídrica deixou um estado de situação de emergência decretado por 21 municípios no Leste de Minas, de acordo com a Defesa Civil estadual. Os decretos tem duração de 180 dias, ou seis meses.
Rio Doce com baixo volume de água me Governador Valadares
Fábio Monteiro/Inter TV dos Vales
Segundo Daniela, há uma previsão remota de chuva para outubro. O bloqueio atmosférico deve continuar atuando no próximo mês.
“Infelizmente não tem previsão para a próxima semana. Setembro segue sem chuva, vamos aguardar outubro”, disse a professora.
Além do clima seco, a previsão é de temperaturas com um grau e meio acima da média. No entanto, essas médias podem ser ainda mais altas, chegando a cinco graus acima do esperado.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.