15/01/2025
04:07

Vistoria de áreas de risco: Profissionais do Crea-MG chegam ao Vale do Aço

Vistoria de áreas de risco: Profissionais do Crea-MG chegam ao Vale do Aço

Os profissionais vão atuar em vistorias de imóveis e infraestrutura urbana. Interessados devem enviar e-mail para presidencia@crea-mg.org.br informando o nome completo, área de atuação e telefone

REDAÇÃOEm razão das intensas chuvas que atingiram Ipatinga, no Vale do Aço, e outras cidades mineiras, neste mês de janeiro de 2025, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) chega ao Vale do Aço nesta quarta-feira (15) com uma equipe de profissionais registrados para reforçar as ações de vistoria de imóveis e suporte às equipes da Defesa Civil.  A intenção é garantir a segurança da população local, auxiliando na verificação das condições estruturais de imóveis afetados pelas enchentes e deslizamentos.

O governador Romeu Zema acompanha, nesta quarta-feira (15/1), no Hangar do Governo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, o embarque dos profissionais do Crea-MG que vão atuar voluntariamente nas vistorias de infraestrutura em apoio a Ipatinga e região.

Desde o início do ano, Ipatinga tem enfrentado um volume de chuva acima da média histórica para o período – apenas nos dez primeiros dias do mês, estima-se que choveu entre 150 e 250 mm, média acima do que historicamente é esperado para todo o mês, que é 200 mm. Diante desse cenário, centenas de famílias foram afetadas sendo forçadas a deixar suas casas. A prioridade será a análise em áreas de risco, com foco na estabilidade de terrenos e avaliação de possíveis danos em telhados, paredes e fundações. Além disso, as equipes poderão ampliar as atividades para toda a infraestrutura urbana, incluindo a avaliação de redes de drenagem, taludes e previsão de alagamentos.

“Conversei hoje com o governador Romeu Zema e queria dizer que estamos juntos neste momento em que a população de Ipatinga sofre com os impactos das chuvas que ocorreram no último sábado. O Crea-MG vem neste momento chamar os engenheiros disponíveis para atuar de forma voluntária na avaliação das condições estruturais das edificações atingidas por desabamentos, referentes também às enchentes e aos alagamentos, com foco especial nas áreas de maior risco. Nós vamos oferecer toda a logística e suporte técnico em parceria com a Defesa Civil Estadual e Defesa Civil Municipal, além de pagar uma ajuda de custo de locomoção, alimentação e estadia para esses profissionais que atuarem em ajuda à população de Ipatinga”, afirmou o presidente do Conselho, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio.

O Crea-MG vai cadastrar os voluntários e oferecer suporte técnico para as vistorias em conjunto com a Defesa Civil. Os Interessados devem enviar e-mail para presidencia@crea-mg.org.br, informando disponibilidade e dados de contato.

Essa ação reafirma o compromisso do Crea-MG em somar esforços para a preservação de vidas e a minimização dos danos causados pelas chuvas, contribuindo para o restabelecimento da normalidade e a segurança nas regiões afetadas.

Histórico

Essa não é a primeira vez que o Crea-MG envia profissionais registrados para auxiliar cidades que passam por dificuldade em razão de eventos naturais. Em maio de 2024, o Conselho enviou uma equipe de cinco voluntários, entre eles engenheiros de minas e geólogos, para a cidade gaúcha de Bento Gonçalves.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM