18/02/2025
18:44

Turismo Rural no Vale do Aço ganha força com Programa do Sistema Faemg Senar

Turismo Rural no Vale do Aço ganha força com Programa do Sistema Faemg Senar

IPATINGAO turismo rural está em plena ascensão no Brasil, e no Vale do Aço, em Minas Gerais, a tendência ganha destaque através do Programa Agente de Turismo Rural, oferecido pelo Sistema Faemg Senar. Com foco em capacitar produtores e empreendedores rurais, o curso busca transformar o imenso potencial turístico da região em produtos organizados e rentáveis, contribuindo para a diversificação da economia local e a geração de renda.

Dados recentes apontam que 74% dos turistas optam pelo turismo rural pela proximidade com a natureza, conforme levantamento publicado pelo Ministério do Turismo. A região do Vale do Aço, especialmente as áreas de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Marliéria e outras cidades vizinhas, apresenta um cenário propício para o crescimento desse setor. Com paisagens preservadas, trilhas, cachoeiras e propriedades voltadas para o ecoturismo, a demanda por atividades ligadas à natureza só tende a aumentar.

O Programa Agente de Turismo Rural do Senar se destaca como um dos mais completos do Brasil nesse segmento. Ele oferece aos participantes uma visão sistêmica da atividade, capacitando-os a estruturar e profissionalizar seus negócios no campo. “O curso tem o objetivo de organizar o turismo e transformar o potencial existente em produto turístico, o que demanda pessoas capacitadas para desenvolver a atividade”, explica Fábio Hosken, instrutor do Sistema Faemg Senar.

Capacitação em andamento no Vale do Aço

Nesta semana, entre os dias 18 e 22 de fevereiro, acontece o 5º módulo do curso de Agente de Turismo Rural – Meios de Hospedagem e Serviços de Alimentação. A parte teórica ocorre na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga, enquanto a parte prática inclui visitas técnicas para exercícios em três empreendimentos, sendo dois na zona rural de Ipatinga e um em Marliéria.

Para os produtores rurais, essa qualificação é essencial para aprimorar a qualidade dos serviços e ampliar as oportunidades de negócio. A profissionalização desses empreendimentos pode diversificar a economia da região, hoje majoritariamente industrial, ao incluir o turismo como fonte de emprego e renda.

“O curso de Agente de Turismo Rural ofertado pelo Sistema Faemg Senar está sendo muito importante para a nossa região, porque é uma oportunidade de capacitar novos agentes. Além disso, ele chega em um momento oportuno, no qual o turismo rural está se desenvolvendo rapidamente no Vale do Aço. Essa capacitação vem para formar uma turma com conhecimento sólido, capaz de fortalecer o setor e atrair cada vez mais visitantes”, afirma o empresário rural e participante do curso, Sebastião Tomas.

Vale do Aço: um destino promissor

O Vale do Aço é cercado por propriedades rurais que já recebem turistas, além de contar com atrativos naturais como o Parque das Cachoeiras, referência local devido aos seus recursos hídricos e áreas preservadas da Mata Atlântica. A produção artesanal também se destaca, com ateliês de artesanato e produtos agroindustriais típicos, como queijos especiais, fubá de moinho de pedra, mel e seus derivados. A gastronomia rural, com suas pousadas e restaurantes, é outro ponto forte que impulsiona o turismo na região.

A integração desses elementos faz parte da proposta do curso: transformar a natureza, o artesanato e a gastronomia em um roteiro turístico completo. Segundo o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Luiz Ronílson Paiva, “o curso não só capacita os produtores rurais, mas também amplia o horizonte econômico ao criar produtos turísticos de qualidade que atendem tanto a população da região quanto turistas vindos de outras localidades”.

Com essa estrutura, o turismo rural se torna uma opção de lazer para os moradores da região e uma oportunidade de diversificação econômica para os produtores. “O Vale do Aço tem um mercado promissor para o turismo rural, e com a capacitação adequada, os produtores poderão atender à crescente demanda por turismo de natureza, aliado à experiência cultural e gastronômica local”, conclui Adauto Valamiel, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga.

 

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM