IPATINGA – Estão confirmadas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) a morte de pelo menos cinco pessoas vítimas de soterramento em Ipatinga. A forte chuva que castigou a região Metropolitana do Vale do Aço causou estragos em quase todos as cidades. Além da destruição em Ipatinga, em Timóteo houve queda de barreiras, e alagamento do Fórum Geraldo Perlingeiro de Abreu, situação recorrente da cheia do córrego João XXIII.
Em Ipatinga, não está descartado o aumento do número de morte, visto que existem informações de que nos escombros ainda estão três pessoas. O trabalho do Corpo de Bom Bombeiros continua desde a madrugada.
Os município de Timóteo e Coronel Fabriciano já disponibilizaram ajuda. Tanto o prefeito Vitor Prado, de Timóteo, quanto o prefeito de Fabriciano, Sadi Lucca, já publicaram nota de solidariedade.
Estado de Calamidade
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, decretou “Estado de Calamidade Pública”. Gustavo Nunes informou que o volume de chuva registrado na madrugada de 80 mm em menos de uma hora, caracterizando um evento climático extremo e atípico para a região. As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas desde as primeiras horas do dia, realizando operações de resgate, assistência às vítimas e avaliação dos danos estruturais.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de medidas preventivas durante o período chuvoso, como a observação de sinais de deslizamentos, como trincas em paredes e solo, bem como inclinação de postes ou árvores. Em situações de emergência, ligar: Defesa Civil – 199; Corpo de Bombeiros pelo 193.
Compartilhe em suas redes sociais