Coletiva de imprensa com o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, e o governador Romeu Zema | Fotos Prefeitura de Ipatinga
IPATINGA – Na manhã desta segunda-feira (13), o governador Romeu Zema (Novo) chegou a Ipatinga para vistoriar os trabalhos de atendimento às famílias das vítimas. O governador também esteve na cidade de Santana do Paraíso, onde uma jovem morreu por soterramento. Em Ipatinga, onde foi confirmada a morte de 10 pessoas, Zema conversou com as famílias dos desabrigados e desalojados. Na coletiva concedida aos órgãos de imprensa da região, Zema foi taxativo em afirmar, que o governo de Minas estará somando esforços juntamente com o prefeito Gustavo Nunes, no sentido de oferecer acolhimento às famílias atingidas pela tragédia.
Estão confirmadas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM) a morte de pelo menos 10 pessoas vítimas de soterramento em Ipatinga. A forte chuva que castigou a região Metropolitana do Vale do Aço na madrugada de domingo (12) causou estragos em quase todos as cidades. Além da destruição em Ipatinga, Santana do Paraíso, em Timóteo houve queda de barreiras, e alagamento do Fórum Geraldo Perlingeiro de Abreu, situação recorrente da cheia do córrego João XXIII.
Os municípios de Timóteo e Coronel Fabriciano já disponibilizaram ajuda. Tanto o prefeito Vitor Prado, de Timóteo, quanto o prefeito de Fabriciano, Sadi Lucca, já publicaram nota de solidariedade.
Decreto de Estado de Calamidade em Ipatinga
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, decretou “Estado de Calamidade Pública”. Gustavo Nunes informou que o volume de chuva registrado na madrugada de 80 mm em menos de uma hora, caracterizando um evento climático extremo e atípico para a região. As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão mobilizadas desde as primeiras horas do dia, realizando operações de resgate, assistência às vítimas e avaliação dos danos estruturais.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de medidas preventivas durante o período chuvoso, como a observação de sinais de deslizamentos, como trincas em paredes e solo, bem como inclinação de postes ou árvores. Em situações de emergência, ligar: Defesa Civil – 199; Corpo de Bombeiros pelo 193.
Decreto de Estado de Emergência em Timóteo
Para agilizar as ações de apoio às famílias desabrigadas e obras de reconstrução dos pontos afetados pela forte chuva da madrugada de domingo (12), o prefeito de Timóteo, Capitão Vitor Prado, decretou “Estado de Emergência” no município (Decreto N° 6104, de 12 de janeiro de 2025).
Um levantamento com o número exato de famílias que ficaram desabrigadas, vias que precisam, além de limpeza da lama, de intervenção na estrutura, encostas a serem contidas e sinalizadas e estimativa de gastos para a reparação de todos os danos, foi elaborado para que o município otimize suas ações e possa manter a população segura.
Compartilhe em suas redes sociais