21/11/2024
19:11

TIMÓTEO EM CHAMAS: A fumaça dos incêndios criminosos atormentam a vida de idosos, crianças e animais

TIMÓTEO EM CHAMAS: A fumaça dos incêndios criminosos atormentam a vida de idosos, crianças e animais

TIMÓTEO – O município de Timóteo (MG) vive um drama desde o início do mês de agosto. A cidade permanece em chamas. A quem aposte que cerca de 500 hectares de vegetação já foram atingidos pelos incêndios criminosos. Primeiro foi a Regional Centro oeste, onde o fogo consumiu desde o bairro Ana Moura, até o bairro Alvorada, onde colocou em risco diversas moradias.

Agora, na tarde desde sábado (22) foi a vez da Regional Leste, nas proximidades do Parque Estadual do Rio Doce. Um incêndio de grandes proporções na vegetação rasteira e área de floresta era visto de todos os pontos da cidade. Visitantes que estavam ou chegavam na cidade para a festa do rodeio no Clube do Cavalo ficaram temerosos com a situação. No local o cheiro da fumaça era muito forte.

Até a tarde deste domingo ainda se via muita fumaça na região. O incêndio iniciado na parte baixa do bairro Alegre, por conta dos fortes ventos, atingiu também a vegetação rasteira e pontos de áreas de florestas.

Impacto 1

Na madrugada desta segunda-feira (23) o fogo virou para o bairro Primavera, nas proximidades do Tio Questor, de residências e uma creche. Por precaução, parte dos alunos da creche foram dispensados devido a fumaça, mas, os internos do Tio Questor ainda estão sofrendo com a situação. No local, um caminhão pipa foi colocado de prontidão para conter as chamas.

Impactos 2

Os incêndios florestais causam grandes impactos ambientais e para a saúde da população. Os casos são geralmente provocados por ação humana, e geram inúmeros problemas para as pessoas que vivem nas áreas próximas de onde o fogo age, além da soma de outros fatores climáticos, entre eles a fumaça presente, justamente devido ao tempo seco – sem chuva, baixa umidade do ar, altas temperaturas e velocidade do vento.

A fumaça provocada pelo incêndio na Regional Leste, assustou os moradores, e também os animais que fugiram do local. Esta manhã, moradores registraram macacos, quatis, cotias e várias aves, tentavam se refugiar próximo das casas. “Os bichos estão tentando achar um lugar seguro, dá pra perceber. Eu fiquei com muito medo porque o fogo chegou bem perto da minha casa. E os animais vão pra onde? Acabam ficando por perto, não tem o que fazer”, disse a moradora, Leidiane Lopes.

Como sempre, as causas do incêndio não foram confirmadas, e ninguém foi preso.

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br