22/11/2024
03:42

Taiko e dança japonesa em destaque: Festival de Taiko do Vale do Aço Edição Especial Bon Odori

Taiko e dança japonesa em destaque: Festival de Taiko do Vale do Aço Edição Especial Bon Odori

IPATINGA – A Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga (ANBI) promoverá o Festival de Taiko do Vale do Aço Edição Especial Bon Odori, no sábado dia 14, das 19h às 22h, em sua sede na rua Suíça, número 36, bairro Cariru. O evento faz parte da programação anual da ANBI e do projeto “Taiko – Vale do Aço”, que conta com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Com entrada gratuita, o Festival visa promover a cultura japonesa e divulgar o projeto e as atividades desenvolvidas na associação. O Bon Odori celebra a dança, a música, a culinária e as artes, e o nome significa “espírito” e “respeito aos antepassados”. As apresentações de Taiko, o tambor japonês, serão com o Grupo Kouryuu Daiko, da Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga, e o convidado de Belo Horizonte, o Grupo Raiki Daiko.

A tradicional dança japonesa será apresentada pelas alunas do curso de dança da ANBI, comandado pela professora Katsumi Kobayashi. Haverá também artes marciais com demonstração de Aikido, com os alunos do Dojo Minamoto Aikido, além de barraquinhas de comidas tradicionais japonesas e outras opções. As apresentações contarão com interprete de Libras.

Elizabethe Keiko, líder do grupo Kouryuu Daiko falou sobre a apresentação. “É uma alegria imensa levar o Taiko para junto da comunidade em um evento com essa diversidade de artes reunidas. Treinamos todo os sábados, às 14h, na sede da ANBI, e preparamos uma apresentação linda. Tragam a família e os amigos para conhecerem um pouco dessa arte milenar que encanta a todos”.

André Tanaka, presidente da Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga, comentou sobre as atividades que serão representadas no evento. “A ANBI tem diversas atividades para a comunidade do Vale do Aço e o Festival vem apresentar algumas delas para o público. São cursos e projetos patrocinados que toda a população pode ter acesso, e não precisa ser associado ou descendente de japoneses, todos podem participar”.

Dragões de Aço

O Grupo Kouryuu Daiko (Dragões de Aço) foi formado nas aulas do projeto Taiko Vale do Aço e já se apresentou em diversos eventos. As aulas do projeto são gratuitas, para todas as idades e acontecem na sede da Associação, aos sábados, de 14 às 17h. Para se inscrever basta comparecer ao local no horário da aula com seus documentos.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br