25/07/2024
06:23

Ruínas da primeira fábrica de ferro do Brasil são restauradas pela Anglo American

WhatsApp
Facebook
X
Ruínas da primeira fábrica de ferro do Brasil são restauradas pela Anglo American

REDAÇÃO – Com objetivo de resgatar e revelar o berço da siderurgia nacional, a Anglo American, por meio de um convênio assinado com a prefeitura de Morro do Pilar (MG), realizou a restauração das ruínas da Real Fábrica de Ferro de Morro do Pilar – onde ocorreu a primeira fundição de ferro no Brasil.

A primeira fábrica de ferro do país foi idealizada em 1809, por iniciativa de Manoel Ferreira da Câmara Bittencourt e Sá, na época intendente dos diamantes na Comarca do Serro Frio; autorizada por Dom João VI; e funcionou de 1815 até 1830. As ruínas fazem parte do espaço público denominado Monumento ao Intendente Câmara e podem ser vistas a céu aberto no centro de Morro do Pilar, município pertencente à região da Serra do Cipó, e que está localizado a cerca de 150 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.

“O projeto consiste na restauração dos remanescentes em taipa de pilão, única materialidade visível do complexo; além de intervenções arquitetônicas que têm o objetivo de valorizar e conservar as ruínas”, explica Claudiana Souza, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American. “No novo espaço, também foram incluídas informações, em forma de linha do tempo, que ressaltam o itinerário histórico da fábrica”, completa Lorena Pires, engenheira de Meio Ambiente da mineradora.

Confira aqui um vídeo que mostra mais detalhes sobre a importância histórica, social e econômica da Real Fábrica de Ferro de Morro do Pilar para o desenvolvimento da região e do Brasil. “A partir dessa restauração, estamos resgatando uma história e reimaginando esse espaço para projetar um novo futuro para o município”, afirma Lorena Pires.

A inauguração das estruturas restauradas ocorreu no último sábado (08/06) e contou com a presença da autoridades locais, representantes da mineradora e moradores. “Quando cheguei à prefeitura, em 2017, o Monumento ao Intendente Câmara estava em um estado caótico, com as ruínas sem proteção. Essa parceria entre a prefeitura municipal e a Anglo American foi importante para recuperar o nosso passado e dar dignidade ao espaço, que simboliza o berço da siderurgia nacional”, comemora José de Matos Vieira Neto, prefeito de Morro do Pilar.

“Morro do Pilar foi o laboratório pioneiro do beneficiamento de uma das riquezas naturais mais importantes e fundamentais do Brasil: o minério de ferro. Resgatar essa memória é honrar a história do ciclo da produção de ferro no Brasil e fortalecer a identidade cultural da região. Temos muito orgulho dessa iniciativa, que vai ao encontro dos nossos Valores e do propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, diz o diretor Técnico e de Meio Ambiente da Anglo American, Cristiano Cobo.

Sobre a Anglo American

A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.

Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.

Como produtora responsável de cobre, níquel, metais do grupo da platina, diamantes (por meio da De Beers), minério de ferro de qualidade premium e carvão metalúrgico para siderurgia, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.

Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM