IPATINGA – O Projeto Xerimbabo Usiminas recebeu cerca de 20 mil visitantes em sua edição realizada entre outubro e dezembro deste ano. Celebrando 40 anos história, a iniciativa convidou o público a refletir sobre práticas sustentáveis e o papel da indústria na preservação ambiental. Ao todo, participaram 9.200 estudantes de 122 instituições de ensino, vindos de 39 municípios mineiros.
Durante o evento, os visitantes exploraram temas como biodiversidade, práticas de reciclagem e a importância do cuidado com o meio ambiente. Além disso, uma réplica da Central de Monitoramento Ambiental da Usiminas demonstrou como a inteligência artificial é usada no monitoramento de partículas e no controle de emissões atmosféricas. A edição também contou com a exposição Jardins Móveis, dos artistas visuais Felipe Barbosa e Rosana Ricalde, que mesclou criatividade e reflexão ao trazer esculturas vibrantes que combinam animais e objetos infláveis. A iniciativa foi patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
A professora do Colégio Santa Teresinha do Menino Jesus, de Ipatinga, Aline de Souza Garcia, destacou o impacto positivo do Xerimbabo no processo de aprendizagem de seus alunos. “Os alunos aprenderam sobre a fauna local, espécies em extinção e práticas de reciclagem, compreendendo como pequenas ações, como o descarte correto do lixo, impactam o meio ambiente. Todos saíram com a certeza de que cuidar da natureza é essencial para um futuro melhor. Somos profundamente gratos por essa oportunidade, que contribuiu de forma integral para a formação dos nossos estudantes”, explica.
Para Luziane Oliveira, da área de Meio Ambiente da Usiminas, o Projeto Xerimbabo reafirma o compromisso da empresa com o meio ambiente. “Durante o Xerimbabo, reforçamos ainda mais a importância de cada indivíduo em cuidar do meio ambiente. Enquanto indústria, seguimos comprometidos com a inovação e a responsabilidade ambiental, sempre buscando soluções sustentáveis para o futuro”, afirma.
Compartilhe em suas redes sociais