REDAÇÃO – Estão abertas as inscrições para o programa Futuro no Campo, que visa estimular o protagonismo do jovem rural e apoiar os processos de sucessão no meio rural.
A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vai beneficiar, em 2025, 500 jovens com capacitações e ações de fomento de atividades do campo.
Podem participar agricultores ou filhos de agricultores familiares, entre 16 e 29 anos, residentes no meio rural. As inscrições no programa vão até o dia 22/11 e deverão ser feitas através da equipe técnica local da Emater-MG, no município de origem do jovem interessado.
O coordenador técnico estadual da Emater-MG, José Custódio do Nascimento Júnior, explica que os participantes têm que se enquadrar nos critérios de seleção estabelecidos no edital do programa, disponível no site da Emater-MG.
“Para participar, o jovem precisa que em seu município a Emater-MG possua em seu quadro de servidores: Extensionista Agropecuário I e/ou Extensionista Agropecuário II, que são profissionais capacitados para fazer o acompanhamento técnico dos inscritos no projeto escolhido. Os interessados têm de participar de alguma forma do empreendimento agrícola familiar e devem apresentar as documentações e autorizações pedidas”, cita Custódio.
Projetos em várias áreas
Inicialmente, o programa Futuro no Campo irá abranger os projetos Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural (Olericultura, Fruticultura, Apicultura e Avicultura de Postura) e será voltado para ações de fomento.
“O jovem inscrito em apicultura, por exemplo, vai receber um kit do projeto, capacitações em formato virtual e presencial e acompanhamento técnico por 12 meses. O extensionista da Emater-MG irá conduzir o jovem desde o início do trabalho até a parte de comercialização da produção. Além da capacitação na área específica, ficarão disponíveis ainda para o estudante capacitações na área de gestão do empreendimento”, explica o coordenador.
Cada jovem poderá se inscrever em um único projeto. Mas Custódio alerta que a participação no Futuro no Campo implica na aceitação integral de todas as condições estabelecidas no programa.
“São obrigações dos jovens cadastrados no programa: atenção aos estudos, melhora progressiva da relação familiar, trabalho e estudo no projeto ao qual venha a ser selecionado, estar disponível nos horários marcados para o recebimento da assistência técnica, entre outras exigências”, diz o coordenador.
Classificação
O processo de seleção será feito a partir de alguns critérios descritos no edital e com pesos diferenciados. “Os jovens que possuírem maior pontuação nesses critérios serão classificados, respeitando o número de vagas disponíveis por projeto. Em caso de empate nas pontuações, será declarado vencedor o candidato do sexo feminino”, explica Custódio.
A comissão de seleção fará análise das inscrições e emitirá resultado de classificação para posterior publicação. A relação dos jovens selecionados a participar do programa Futuro no Campo será divulgada no site da Emater-MG até o dia 2/12/2024.
Compartilhe em suas redes sociais