21/11/2024
15:51

Presidente da Assembleia Legislativa dá boas-vindas aos terceirizados da Apae

Presidente da Assembleia Legislativa dá boas-vindas aos terceirizados da Apae

REDAÇÃO – Novos colegas terceirizados começaram a trabalhar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) neste mês. São os jovens atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-BH). Esses colaboradores e seus familiares receberam as boas-vindas do presidente da Assembleia, deputado Tadeu Leite (MDB), nesta quinta-feira (8/8/24), em evento no Salão Nobre. Em seguida, participaram de uma visita guiada pelo Parlamento mineiro.

“Essa parceria com a Apae é muito importante para que estejamos sempre nos aperfeiçoando em relação à inclusão. É uma pauta que não é só da Assembleia. Espero que incentivemos empresas e pessoas, não só de Minas, mas também do Brasil”, declarou o presidente.

A contratação de pessoas com deficiência intelectual é resultado de uma ação conjunta da Assembleia com a Apae-BH. Essa parceria teve início em junho do ano passado, por ocasião do lançamento do projeto estratégico Assembleia Sustentável ESG, quando foi assinado um protocolo de intenções entre as instituições.

Ambiente de trabalho mais inclusivo acolhe pessoas com deficiência
Rádio Assembleia

Para a presidente da Apae-BH, Maria Tereza Feldner, a parceria com a Assembleia é uma grande conquista. “Ter uma pessoa com deficiência trabalhando em um lugar que se preparou para recebê-la, essa pessoa ser e se sentir útil e receber por isso é motivo de comemorar, porque não é algo comum”, salientou.

Emprego apoiado

De acordo com Maria Tereza, a metodologia que a Apae usou para a parceria com a Assembleia é chamada de emprego apoiado. Nela, a lógica tradicional de qualificar-treinar é invertida para treinar-qualificar a pessoa com deficiência diretamente no posto de trabalho, realizando adequações e apoios necessários ao desenvolvimento das tarefas.

O primeiro passo dessa parceria foi identificar as áreas da Casa que poderiam acolher essas pessoas. Depois, a Apae-BH indicou o perfil dos candidatos que apresentam habilidades para o desenvolvimento das tarefas mapeadas nos setores da Casa.

Houve ainda ações de sensibilização das áreas com o objetivo de prepará-las para trabalhar com pessoas com deficiência.

Ainda neste mês, serão realizadas ações de capacitação para servidores e gestores com o objetivo de sensibilizar a Casa para acolher esses novos colaboradores.

Funcionários estão alocados em cinco áreas

Desde o dia 1º deste mês, os novos contratados já estão trabalhando. Na última semana, eles foram recepcionados pelos setores e começaram os treinamentos. Eles estão alocados nas seguintes áreas: Centro de Atendimento e Orientação e Pessoal (Caop), Gerência de Manutenção e Obras, Gerência de Transporte, Gerência de Suprimentos e Gerência de Atendimento e Pesquisa da Biblioteca. Cada contratado terá um vínculo de aproximadamente dois anos com a ALMG.

Mateus Barbosa, que está na Gerência de Suprimentos, está entusiasmado com o novo emprego. “Tenho muitos sonhos. Quero tirar carteira e comprar um carro para levar as pessoas que gosto”, conta.

A sua mãe, Marlene Barbosa, está acompanhando o filho em sua fase de adaptação na Assembleia. “Estou muito impressionada com o apoio que a Assembleia tem dado para eles. Deixo o Mateus no trabalho com a consciência leve, porque sei que ele estará bem”, conta.

A nova funcionária da Gerência de Manutenção e Obras Vanessa Salgado está muito feliz com a oportunidade. “Eu gosto de acompanhar política. Quero trabalhar aqui até me aposentar”, revela. Sua mãe, Valéria Salgado, diz que a filha está muito animada. “Essa oportunidade veio num momento importante, pois ela perdeu o pai recentemente. Vê-la feliz me faz feliz’, comenta.

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br