TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura e de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realiza, neste final de semana (21, 22 e 23), o Festival Culinário 2025. O evento vai acontecer na Praça 1º de Maio (Praça do Coreto) e tem o objetivo de valorizar nossa gastronomia e o trabalho dos empreendedores que fazem parte do Projeto Praça Viva.
Além dos 38 expositores do Praça Viva, o evento vai contar com outros 11 expositores cadastrados e com a participação de seis bandas regionais. A expectativa é receber uma média de cinco mil pessoas por dia em um ambiente familiar que vai reunir amantes da boa culinária e de músicas que remetem ao clima de carnaval
Representantes da Associação do Artesãos de Timóteo (Assoart) também estarão presentes. A programação do evento contará com a participação do Programa Humanizar, que, no sábado (22), a partir das 17h30, sairá da Praça Olímpica, no bairro Funcionários, desfilando pelas ruas, atrás de um trio elétrico, até a Praça do Coreto, onde integrará as atrações do Festival Culinário, com a apresentação do mestre sala e do porta-bandeira do programa.
De acordo com Itaércio Marinho, secretário de desenvolvimento econômico, turismo e agricultura, o Festival Culinário é uma oportunidade para a geração de emprego e renda na cidade. “Vamos ter um evento com a estimativa de grande público, então a renda vai ser muito importante para os expositores que trabalham no dia a dia. A gente convida todo Vale do Aço para esse momento de integração, para que nós possamos ir com nossas famílias e participar desse evento importantíssimo para a cidade de Timóteo”, convida o secretário.
O subsecretário de cultura, esporte e lazer, Ulisses Maragon também ressaltou as experiências relacionadas ao sabor, à gastronomia e à cultura, que o Festival Culinário vai proporcionar. “É um evento aberto ao público e todos estão convidados a participar. Tenho certeza que será um momento de descontração e integração e socialização entre as famílias”, pontua Ulisses.
Para Itaércio Marinho, o diálogo realizado junto aos microempreendedores, empresários e comerciantes, fortaleceu parcerias para ações voltadas para o fomento da economia, bem como da cultura do município. “Nós temos buscado muito diálogo com toda a população de Timóteo e, quando assumimos a Secretaria, nós tínhamos cerca de 11 expositores e hoje estamos chegando a 38, porque abrimos para os microempreendedores que se dedicam ao artesanato. Se você for fazer um cálculo rápido, em média trabalham duas a três pessoas em cada barraquinha dessas, no total estamos falando de cerca de mais de 90 pessoas”, reforça Itaércio Marinho.
Mais seis eventos já estão planejados para este ano, envolvendo as secretarias de desenvolvimento econômico e educação, cultura, esporte e lazer. “É muito importante que a população de Timóteo prestigie e apoie, cada vez mais, esses expositores e que nós nos sintamos pertencentes à cidade de Timóteo, porque eu tenho certeza que toda a população de Timóteo ama a nossa cidade. Então, eu convido a todos para serem participativos, para estarem conosco, para, além da Praça Viva, também prestigiarem a Feira Livre do Timirim, o nosso camelódromo e o nosso comércio”, enfatiza o secretário de desenvolvimento econômico e turismo.
Programação do Festival Culinário 2025
Local: Praça do Coreto – Centro Norte
21/02 (sexta-feira):
Horário da Praça de Alimentação: 18h às 0h30
Atrações: Banda Savassy e Banda AUÊ
22/02 (sábado):
Horário da Praça de Alimentação: 14h às 0h30
Atrações: Bloco da Nega e Virou Mania
* Bloco do Humanizar – saída do trio elétrico às 17h30 da Praça Olímpica (Funcionários) em direção à Praça do Coreto
23/02 (domingo):
Horário da Praça de Alimentação: 14h às 22h30
Atrações: Boleros e Império da Sede
Compartilhe em suas redes sociais