10/01/2025
12:29

Prefeitura de Timóteo alega que morte de idoso recém-admitido no Sodalício “é um fato possível”

Idoso recém-admitido sem avaliação no Sodalício Tio Questor, em Timóteo, morre em menos 24 horas

TIMÓTEO – Nesta segunda-feira (9) após denúncia veiculada no JBN do óbito de um idoso de 86 anos, sábado (7), recém-admitido no Sodalício Tio Questor, no bairro Primavera em Timóteo, onde o mesmo faleceu 24h após dar entrada naquela casa de acolhimento juntamente com a sua esposa, a Prefeitura de Timóteo quebrou o silêncio para pronunciar a respeito do caso.

O JBN teve acesso a um relato de pessoas ligadas ao trabalho diário do Sodalício, onde consta que por volta das 17h desta sexta-feira (6), um casal de idosos foi admitido no local sem uma avaliação, o que não é de praxe. Em menos de 24horas foi constatado o óbito de um destes idosos que fazia uso constante de oxigênio. Segundo relato, este idoso chegou ao Sodalício sem o equipamento de oxigênio. A filha que entregou os idosos para acolhimento justificou que não estava dando conta de cuidar dos pais. Atualmente o Sodalício Tio Questor está com nova gestão.

O estado clínico da esposa do idoso que foi a óbito, também não é dos melhores. Ela está internada na UPA do bairro Primavera com uma grave infecção urinária e muito desidratada.

LEIA MAIS: 

Idoso recém-admitido sem avaliação no Sodalício Tio Questor, em Timóteo, morre em menos 24 horas

Segue na íntegra a nota de esclarecimento da Prefeitura de Timóteo.

NOTA:

Sobre notícia veiculada por este veículo de imprensa sobre falecimento e idoso no Sodalício Tio Questor a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informa o seguinte:

Os idosos acolhidos na sexta feira (06) pela manhã estavam sendo acompanhados pela rede socioassistencial há vários meses para alternativas de cuidado da vida diária em conjunto com a família. Várias foram as tentativas junto a família e seus parentes, portanto, não corresponde à realidade a “denúncia” de não existir avaliação prévia na instituição.

Toda documentação como atas, relatórios e ofícios se encontram na SEMADS. É importante esclarecer para a população, que o acolhimento institucional de idosos no município segue um fluxo de acompanhamento familiar que inicia pela Proteção Social Básica, Proteção Social Especial por meio dos CRAS e que quando não superada a vulnerabilidade e risco, passam para a proteção especial, acompanhamento direto da equipe psicossocial do CREAS, em conjunto com atores da rede socioassistencial que estejam diretamente envolvidos no acompanhamento.

Isto significa diálogo e ações coletivas envolvendo UBS, CRAS, CREAS, UPA, Hospital e outros que se façam necessários. Toda esta movimentação é feita em conjunto com a família que também recebe visita domiciliar e tem a oportunidade de opinar sobre todo o acompanhamento e suas repercussões.

Entendemos que a morte seja um fato impactante para todos, mas em se tratando de idosos, no caso, já com histórico de comprometimento de saúde, tem-se que compreender que é um fato possível. Poderia ter acontecido em família, como também pode acontecer dentro do acolhimento ou ainda em dispositivos de saúde.

São infundadas as informações de omissão de socorro ou falta de oxigênio, como foi veiculado por este veículo de imprensa. O idoso em questão com 86 anos estava sendo acompanhado pela UBS e pelo SAD. Chegou ao acolhimento com a bala de oxigênio e foi devidamente acompanhado pela equipe de enfermagem e referência técnica, uma Enfermeira. Não faltou cuidado e atenção para ele, sua esposa ou para qualquer idoso que lá reside.

O Sodalício tem uma equipe preparada e afetuosa com os idosos acolhidos, trabalhando 24 horas, inclusive em fins de semana e feriados. Atualmente a equipe de nível superior está composta por 03 Enfermeiros (01 para atendimento dia e 02 para atendimento noturno), 01 Nutricionista, 01 Assistente Social, 01 Médico Geriatra, além de profissionais de nível médio para cuidados direto com os idosos, e profissionais envolvidos na alimentação e limpeza, são cerca de 45 profissionais para atendimento de 25 idosos em sua capacidade de atendimento.

A Secretaria de Assistência Social lamenta que este tipo de matéria sem a devida apuração sobre a verdade dos fatos, gere impacto negativo sobre as equipes, entristecendo a todos ao perceber a desvalorização de suas ações técnicas, de forma injusta e inverídica.

Entristece os idosos residentes que ao tomarem ciência deste tipo de notícia traz à tona a fragilidade da situação de envelhecimento em que se encontram. A morte é um fato inevitável e presente na expectativa de vida de todos. Precisamos conhecer melhor as ações desenvolvidas pelo município antes de desqualificar de forma maliciosa o cuidado de muitos. A Secretaria de Assistência Social está à disposição dos órgãos oficiais para os devidos esclarecimentos.

  • Nota da Prefeitura de Timóteo enviada ao JBN às 16h38 – 9.12.2024

Compartilhe em suas redes sociais

Confira a matéria completa em: www.jornalbairrosnet.com.br

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Galáxia 99,5 FM
  • cover
    Rádio Itatiaia 102.3 FM
  • cover
    Rádio 94 FM
  • cover
    Rádio Grande Vale 93.1 FM
  • cover
    Rádio Líder 95.3 FM
  • cover
    Rádio Vanguarda 1170 AM 91.3 FM
  • cover
    Rádio Educadora 1010 AM
  • cover
    Rádio Educadora 107.1 FM
  • cover
    Rádio Tropical Vale 96.1 FM
  • cover
    Rádio Vox 97.1 FM
  • cover
    Rádio Jovem Pan Vale do Aço 103.5 FM
  • cover
    Rádio 98,1 FM
  • cover
    Rádio Nova 98,7 FM