TIMÓTEO – Na manhã desta quinta-feira (2), após um culto de agradecimento, o prefeito de Timóteo Vitor Prado, reuniu a imprensa no seu gabinete, para anunciar o seu secretariado. Formada por profissionais técnicos e com experiência administrativa em vários setores, a equipe escolhida pelo prefeito, tem como principal objetivo entregar um serviço de excelência para a população. “Aquele que não corresponder a expectativa, certamente será substituído”, avisou.
Em seu discurso de posse, realizado na quarta-feira (01/01), no clube Sesi, o prefeito já destacava a importância que o diálogo com todos os setores e sempre voltado para o objetivo maior que é o de tornar Timóteo mais dinâmica, atrativa e próspera tanto econômica quanto socialmente, seria um dos nortes de sua gestão. Portanto, a escolha dos profissionais levou em consideração as habilidades técnicas, o networking e o relacionamento de cada profissional com a população e também com a cidade. “Vamos trabalhar lado a lado, trazendo ideias e soluções para os desafios que enfrentamos. A participação será essencial para transformar nossa visão em realidade. Estamos construindo uma identidade forte, baseada na união e no respeito. Juntos, somos mais do que indivíduos; somos uma comunidade vibrante e resiliente”, ressaltou o prefeito.
Na manhã desta quinta-feira (02/01), no auditório da Prefeitura de Timóteo, com a presença de toda a equipe da nova gestão e também dos servidores municipais, o prefeito Capitão Vitor Prado e o vice-prefeito, Marcelo Martins, após um culto de agradecimento pela vitória nas urnas no último pleito, apresentou a sua equipe de governo, que conta com os seguinte nomes:
EQUIPE DE GOVERNO – TIMÓTEO (2025-2028)
CHEFIA DE GABINETE
Ricardo Soares Quintão 44 anos, timotense a 23, Casado com a Tathielle e pai do Luca, Católico devoto e homem de fé. Graduado em Administração de Empresas, Especialização em Empreendedorismo, técnico em Agropecuária, Diretor da ACE/CDL por 4 anos, Gestor de franquias por 20 anos, membro dos conselhos municipais (CONSEP, CONTUR e CONSAB), Embaixador da Politize no ano de 2003.
SECRETARIA DE GOVERNO E COMUNICAÇÃO SOCIAL
Marcílio Magalhães Pereira, 36 anos, casado, graduado em Administração de Empresas, 12 (doze) anos de experiência na iniciativa privada, incluindo atuação em empresas nacionais e multinacionais, 8 (oito) anos de dedicação a Gestão Pública, expert em Gestão para Resultados, Planejamento Estratégico, implementação de Indicadores, Metas e Estrutura de Governança.
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Venilson Araujo Vitorino, 56 anos, nascido, criado e residente em Timóteo, casado com Maria Eunice e pai de Gabriel, Filipe e Flávia, graduado em Engenharia Mecânica, com pós graduação em Gestão de Recursos Humanos e Gestão Empresarial, com experiência de mais de 38 anos na indústria dos quais 15 anos em administração e gestão de pessoas e processos.
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO
Vinicius Pinheiro de Andrade, casado, pai de dois filhos, 42 anos, é advogado desde 2007. Especializado em Direito Administrativo e Licitações e Contratos Administrativos. Já exerceu o cargo de procurador em outros municípios, além de prestar assessoria jurídica na área do Direito Público.
CORREGEDORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Rafael Otavio, 31 anos, solteiro, Tecnólogo em Serviços Jurídicos, graduado em Administração, pós graduado em Direito Administrativo e Licitações, Auditoria e Controladoria, Compliance, atua na Gestão Pública a 10 (dez) anos.
SECRETARIA DE FAZENDA
Sidney Alves de Assis, timotense há 45 anos, mãe de 3 rapazes, Artur, Vitor e Heitor. Servidora efetiva, 35 anos de serviço público, sendo, 22 anos na função Analista em Orçamento Público, 13 anos com Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas de Dados. Graduada em Ciências Contábeis e Administração, pós-graduada em Administração Pública Municipal.
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO, URBANISMO E MEIO AMBIENTE
Heine Stuart Moura Quintão, timotense, católico, 53 anos, casado com Melissa e pai de Rafael e Arthur. Engenheiro, pós graduado em gestão empresarial, em Produção e Qualidade. Mestrando em Engenharia de Materiais. Experiência em produção, projetos, qualidade, processos, vendas e gestão. Ex-presidente da ACE CDL, do Rotary e diretor regional da CDL e FIESP.
SECRETARIA DE OBRAS, SERVIÇOS URBANOS, MOBILIDADE E HABITAÇÃO
Geraldo Majela Araújo Morais, 61 anos, casado, graduado em Eng. Civil, especialização em Estruturas de Concreto Armado, Perito em estruturas e Avaliador com 32 anos de formação com prestação de serviços de Projetos na área de Arquitetura, Estrutura, Terraplanagem, Drenagem, em todo vale do aço, Vale do Rio Doce e Estados da Federação, Além de Execução de obras civis de construção de Edifícios e obras de Infraestrutura também no Vale do Aço. Vale do Rio Doce e em outros estados da federação.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER
France-Jane Araújo Pereira, nascida em Timóteo,pedagoga, psicopedagoga, professora. Atuou 43 anos na EE Leôncio de Araújo, sendo 23 anos como gestora escolar. Mãe de Pedro Paulo e Carlos Eduardo.
SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Luciene Silva de Souza, nascida e residente em Timóteo, pedagoga, pós graduação em Serviço Social e Políticas Públicas. Servidora pública no SUAS – Sistema Único de Assistência Social, (8 anos), atuando na gestão do SUAS há 5 anos. Casada com Elias, mãe de Luciana e Gabriel.
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E AGRICULTURA
Itaércio Marinho da Silva, Empresário, casado, pai de duas filhas, nascido em Timóteo. Profissional do segmento de construções e montagens. Nos últimos anos participou das principais obras de construções e montagens industriais do Brasil nos segmentos de geração de energia, petróleo, gás, fertilizantes, estaleiros, etc. Trabalhou por quase dois anos, no maior investimento industrial no estado da Lousiana nos EUA.
ENTREVISTA
Em entrevista coletiva concedida após a apresentação da equipe de governo, o prefeito Capitão Vitor reforçou as competências de cada nome escolhido para comandar as pastas da Administração, destacando que espera promover entrega para a população e também um ambiente propício para desenvolver continuamente a cidade de Timóteo. “ Todos os secretários são técnicos e, ao longo do período de transição, já estavam trabalhando para conhecer a realidade de cada setor”, reforçou o prefeito Capitão Vitor.
Prioridade da Gestão
De acordo com o prefeito, a prioridade número um da gestão será a Saúde. “Todas as secretarias são importantes, mas precisamos aperfeiçoar muito os serviços de saúde e atender melhor quem procura por atendimento público na área”. Outros pontos destacados pelo prefeito foram a Educação, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico.”O capital que gira através do pagamento de impostos é que vai possibilitar realizarmos ações, obras e promover serviços de excelência para os cidadãos.Queremos nos orgulhar de Timóteo, cada vez mais”.
Secretaria de Saúde
Única secretaria sem um gestor apresentado, a Saúde depende da aprovação de um Projeto de Lei na Câmara Municipal de Timóteo, que deve ocorrer nas próximas semanas, para que as exigências para assumir o cargo possam ser modificadas. “Temos um nome já escolhido para assumir a pasta. É um profissional formado em Direito e em Administração e com ampla experiência. O cargo atualmente determina que o profissional seja formado na área específica da pasta. Então, precisamos de uma mini reforma para a gestão funcionar e não fiquemos travados para nomear os profissionais mais adequados para cada pasta”, destacou o prefeito.
Ainda com relação à Saúde Pública, o prefeito informou sobre a necessidade de escolha de um modelo de gestão para o Hospital de Timóteo. De acordo com o chefe do Executivo, o edital da atual mantenedora do hospital vence no dia 21. “Nós vamos trabalhar para termos o melhor modelo de gestão e atendimento possível para que os cidadãos tenham um serviço de saúde de qualidade e eficaz”.
100 primeiros dias
Nos primeiros 100 dias estão previstos para a cidade a criação de um Centro de Atenção para Famílias Atípicas e revisão na prestação do serviço de transporte público, muito criticado pelos usuários e que, nitidamente, não têm prestado um serviço de qualidade que os munícipes merecem.
Já para o próximo ano, a meta é a criação da Escola Cívico Militar, que reforçará e ampliará as habilidades dos estudantes, com prática de esportes, aulas de música e disciplinas extracurriculares.
Problemas assumidos
“Assumimos uma Timóteo com uma folha de pagamento problemática, ultrapassando os 50%. Esses dados são públicos e estão disponíveis no Portal Transparência. Há municípios como o nosso, porém com mil cargos a menos. Vamos analisar os montantes que oneram a folha de pagamento”, destacou o prefeito Capitão Vitor, ao ser questionado sobre a atual situação da Prefeitura.
O prefeito ainda enfatizou que o primeiro ano será mais difícil, pois há muito a ser alinhado, uma vez que houve a necessidade de aumento no percentual de crédito adicional para que o pagamento dos servidores fosse realizado no final do ano. Vamos fazer um ajuste de gastos e construção de caixa. Precisamos reforçar a saúde financeira do município. Faremos modificações significativas para adequar o orçamento aos gastos previstos”.
Segurança Pública
“A segurança pública é um direito de todos. Todos podem contribuir para a segurança da cidade. É um sonho nosso criar a guarda civil e ter mais viaturas nas ruas, mas sabemos que temos que ter condições de executar isso”, informou o prefeito.
Eventos
Questionado sobre a realização do carnaval e da Expo Inox, o prefeito informou que não há dificuldade em dialogar com os promotores de eventos. “Tendo verba e planejamento para executar o carnaval, vamos dar todo o apoio necessário. A Expo Inox já está consolidada no calendário de eventos da cidade, mas vamos dialogar para que este evento e todos os demais sejam aprimorados”.
Habitação
Uma portaria, liberando unidades habitacionais, foi publicada pelo governo federal no ano passado. O município de Timóteo não pode ser contemplado, pois não tinha um terreno para receber essas unidades. “Por falta de planejamento ficamos com esse prejuízo. O caminho para conseguirmos resolver esse problema da nossa cidade será buscar terrenos aptos a receberem habitações, através de verbas oriundas do governo federal, e estarmos preparados para realizar a contrapartida”, concluiu o prefeito.
Educação
Com exclusividade para o JBN, o prefeito revelou iniciativa que acabará de vez com celeuma do ensino integrado na cidade. “Ensino integrado aqui em Timóteo não existe até então. Dizem que tem, mas nunca funcionou. Vamos planejar com muito carinho este assunto. Educação e segurança devem andar de braços dados. Lugar de criança é na escola, mas escola de qualidade”, destacou o prefeito, anunciando que para resolver de vez a situação, fará convênios com instituições de ensino visando gerir o tempo ocioso dos alunos.
Quanto ao funcionamento das Creches 12 meses por ano, Vitor Prado foi taxativo em dizer, que este também será um assunto que a sua administração irá resolver em curto espaço de tempo. Segundo ele, as mães comprovadamente no mercado de trabalho terão amparo para deixar os filhos na creche 12 meses.
Compartilhe em suas redes sociais