REDAÇÃO – Tomou posse na manhã desta terça-feira (17/9/24), como deputado estadual da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o médico Hely Tarqüínio (PV). Ele retorna para cumprir seu oitavo mandato parlamentar por ter sido o primeiro suplente, nas eleições de 2022, da federação partidária composta pelo seu partido, o PV, e também pelo PT e PCdoB.
A vaga que ele ocupa foi deixada pela deputada licenciada e agora ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo (PT).
A cerimônia de posse foi realizada no Salão Nobre e conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB). Seguindo o rito previsto no Regimento Interno, Hely Tarqüinio firmou seu compromisso de atuação no Legislativo Mineiro e, após a leitura do termo de posse pelo 3º-secretário da Assembleia, deputado João Vitor Xavier (Cidadania), assinou o documento que referendou seu retorno ao Parlamento.
Em seu discurso, o médico ressaltou a importância do diálogo e do respeito à Constituição Federal para uma boa atuação parlamentar. Enfatizou que é preciso um olhar especial para a Educação como forma de inspirar maior compreensão e reciprocidade entre as pessoas, combatendo o que chamou de um “meio ambiente poluído” nas relações sociais e políticas atuais. Em especial, defendeu a ampliação do acesso ao ensino superior para a criação de mais oportunidades para todos.
O presidente Tadeu Leite celebrou o retorno de Hely Tarqüinio e destacou o fato de que ele retorna já com muita experiência na construção do Parlamento Mineiro. Ao finalizar suas congratulações ao deputado recém-empossado, ele citou os versos do poeta Mário de Andrade para frisar a referência criada por Hely em tantos anos de atuação na ALMG: “Não devemos servir de exemplo a ninguém, mas podemos servir de lição”.
Compartilhe em suas redes sociais